Resenha do Cd Cascadura Samba / Micheline Cardoso

CASCADURA SAMBA title=

CASCADURA SAMBA
MICHELINE CARDOSO
2011

INDEPENDENTE
Por Anderson Nascimento

A malemolência e a impressionante capacidade de passear por diversas levadas musicais como Samba, Balanço, Funk, Pop e Batidas Afro, a cantora carioca Micheline Cardoso agrada nesse “Cascaudura Samba”, seu quarto álbum, e se a cantora queria com esse álbum mostrar o seu talento para navegar entre as mais diversas nuances musicais, ela conseguiu.

Já no mercado há alguns anos, a cantora tem vasta experiência musical, tendo participado como backing-vocal de gravações de CDs e DVDs de artistas como Martinho da Vila, Tim Maia, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Bebeto e Nando Reis, o que certamente lhe proporcionou maturidade musical.

Na faixa de abertura, por exemplo, a cantora incorpora todo o ritmo carioca, com uma desenvoltura que chega a lembrar a carioquíssima Fernanda Abreu. Da mesma forma, a canção “Gema” também é carregada desse carioquês que tem tudo para balizar a carreira da cantora.

A faixa que dá parcialmente o nome ao disco, já segue a linha mais centrada no Samba, a vertente que a cantora se sai melhor, parecendo se sentir sempre mais a vontade. A faixa “Tudo Isso Vai Mudar”, também corrobora isso e, não pude deixar de comparar sua performance com a da talentosíssima Mariana Aydar.

Em momentos mais melancólicos, casos de “Fonte da Saudade” e “Terceiro Andar”, a cantora também se mostra consciente e eficiente. Já em “Às Sete”, a cantora se mostra contemporânea, fato que a posiciona entre a nova safra de cantoras da MPB que não para de nos revelar bons talentos, como é o caso de Micheline.

Outro ponto valiosíssimo no trabalho da cantora é o fato dela compor ou participar de todas as faixas do disco, juntamente com (na maioria das vezes) o seu parceiro Luiz Antonio Gomes, que toca, dirige e produz o álbum, o que prova que versatilidade também é uma de suas características.

Alguns outros pontos a serem observados estão no excesso de canções do disco. Como álbum, a cantora poderia ter optado por um conjunto mais enxuto de canções. Outro ponto é o encarte do CD que, apesar de trazer bonitos desenhos, merecia ter maior aderência com o trabalho como um todo, trazendo as letras, por exemplo, ou ainda algumas outras informações como ano de produção da obra. Puro capricho meu, eu sei, mas que em nada atrapalham o resultado final da obra.

A cantora também parece ter alguma preocupação com a exportação de seu bonito trabalho, já que o disco carrega um subtítulo “Brazilian Music”, além de trazer também em língua bretã os créditos e agradecimentos do álbum, fato justificável por ela já ter figurado em várias compilações gringas, e ter vasta experiência internacional com apresentações em diversas cidades através do mundo.

Como um vistoso novo álbum, boas canções e letras interessantes, “Cascadura Samba” abre portas para o talento dessa jovem cantora que provou que tem muito a oferecer aos nossos ouvidos.


Resenha Publicada em 13/04/2012





Esta resenha foi lida 1099 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas