Resenha do Cd Aqui Pra Você / Big Gilson

AQUI PRA VOCÊ title=

AQUI PRA VOCÊ
BIG GILSON
2013

COQUEIRO VERDE
Por Valdir Junior

Novo álbum do ex-guitarrista da saudosa banda carioca de blues “Big Allanbik”, que mesmo quando ainda no Big Allanbik, Gilson já iniciava um carreira solo que começou com o excelente álbum “Yellow Mojo Blues”, feito em parceria com o tecladista do Big Allanbik: Alan Ghreen (falecido em 2010) e de lá pra cá também teve o início de uma bem sucedida carreira internacional com shows pelos EUA, Canada, Argentina, Chile e Europa, onde tocou com varias “lendas” do Blues e Rock como: Steve Winwood, Johnny Rivers, Johnny Winter, Canned Heat, Mick Taylor, Magic Slim, Bruce Ewan, e duas vezes com o mestre B.B. King.

Gravado, mixado e masterizado entre fevereiro e março de 2013, “Aqui,Pra Você!” é o 12° CD de Big Gilson, e o primeiro inteiramente com letras em português. Contando com uma banda de apoio de alta competência composta por Pedro Leão (baixo ); Kadu Mota (guitarra e backing vocal) e o ex- Blues Etílicos e filho do “Tremendão” Erasmo Carlos, Gil Eduardo (bateria), e contando também com um time de convidados de peso como: BNegão (Voz na música “Tormenta”), Autoramas, os Blues Etílicos: Otavio Rocha (guitarra) e Pedro Strasser (bateria) na música “Blues & Afins”, e o gaitista Jefferson Gonçalves.

Com uma pegada bem Rock, o Blues de Big Gilson esbanja vitalidade, feeling e a sinceridade de quem desde os 15 anos de idade tem a guitarra e o blues como meta de vida, em “Aqui, Prá Você!” ,tudo isso é percebido em cada faixa , das letras e temas já conhecidos no Blues como solidão , dor por amores perdidos, boêmia, existencialialismo, crítica social e um pouco de sarcasmo , e o timbre e toque típico de Gilson , que desfila riffs, solos e slides de guitarras de arrepiar, assim como o vocal direto é perfeito para as músicas.

Com 10 faixas o CD, traz 4 regravações: “É Preciso Dar Um Jeito Meu Amigo” de Roberto e Erasmo Carlos, gravado por Erasmo no álbum “Carlos, Erasmo” de 1971, que com a interpretação de Big Gilson (tanto no vocal quanto na guitarra) destacam ainda mais as cores e sentimentos do Blues já presente na versão original. “She’s A Woman” de Lennon/McCartney, aqui numa versão instrumental bem próxima da que Jeff Beck fez no álbum “Blow By Blow”, mas aqui Gilson dá um toque mais ardido e malandro na sua gravação.

As outras duas regravações são: “Fumando na Escuridão” do mestre Celso Blues Boy, aqui numa bela e acústica versão com a gaita de Jefferson Gonçalves fazendo o acompanhamento perfeito nessa bela homenagem de Gilson a Celso (falecido em 2012); e “Fechada Pra Mim” do próprio Big Gilson em parceria com o gaucho Bebeco Garcia ( guitarrista e vocalista dos “Garotos da Rua” e falecido em 2010), Gilson já a havia gravado no seu CD de 2003 “Puro Feeling” , mas aqui ela aparece numa versão mais pesada e visceral (um detalhe: Big Gilson usou a Telecaster que pertenceu a Bebeco para gravar essa homenagem a ele).

Das novas músicas presentes no CD, o destaque são para: “ Tormenta” (Big Gilson/Sergio Vid/ BNegão) que com a participação de BNegão na faixa traz um levada mais Funk, com pitadas de Hip Hop, que junto da letra deixa a musica bem original e por demais legal; “Hey Hey” instrumental que tem a participação prá lá de especial dos Autoramas que fazem dessa faixa um “Surf Power Blues” contagiante que aliada ao grito de guerra “Hey Hey” que aparece durante a música, com certeza ao vivo vai incendiar a platéia e botar todo mundo para dançar.

A balada “Um Pouco” é daquelas que nos fazem viver cada frase da letra (que de um jeito ou outro todos nós já vivemos em algum momento) e cada nota da guitarra e o violão dessa faixa, combinados com o piano transbordam emoção e sentimento em uma catarse de 3 minutos e 48 segundos, onde o ponto alto é o solo de Gilson. A Faixa título “Aqui, Pra Você!” é outro grande destaque do CD, com pegada bem Stones da época do “Sticky Fingers”, repleta riffs, links, grooves de guitarra maravilhosos, onde só posso dizer que a melhor forma de indicá-la é como bem diz o refrão da musica: “E Não há melhor pra dizer.../ Vem cá , meu bem ...Aqui,pra você !”.

Este é um grande CD, indicado para aqueles que gostam de Blues e Rock feitos no Brasil com sinceridade e vontade e guitarras sensacionais, cheias de timbres e pegada,e com um grande potencial para ser um dos melhores lançamentos do gênero nesse ano aqui em terra brasileiras e por que não no mundo todo. E se depender da qualidade do trabalho, profissionalismo, dedicação e criatividade com que Big Gilson vem fazendo nesses anos todos, pode ter certeza que você não só não vai se decepcionar, como vai querer mais e mais ouvir esse grande músico e guitarrista carioca.

Resenha Publicada em 25/10/2013





Esta resenha foi lida 1348 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas