Resenha do Cd Noel Rosa - Universidade Da Vila / Vários

NOEL ROSA - UNIVERSIDADE DA VILA title=

NOEL ROSA - UNIVERSIDADE DA VILA
VÁRIOS
2010

DISCOBERTAS
Por Anderson Nascimento

Em um projeto que saúda os 100 anos do famoso “Poeta da Vila” Noel Rosa, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com o selo Discobertas do pesquisador Marcelo Fróes, trazem para o mercado o disco que presta uma bela homenagem ao sambista que em apenas 26 anos fez história no Samba carioca.

Além do centenário de Noel, a UERJ, completando 60 anos de fundação, oportunamente elegeu Noel Rosa como o Patrono da Universidade ao longo de 2010. Munidos então de datas tão importantes, 12 canções do repertório de Noel são relidas em gravações exclusivas prestando uma relevante homenagem ao sambista.

O projeto vai além das costumeiras coleções de fonogramas já gravados e traz grandes artistas das MPB interpretando canções de Noel. E nesse time estão Zélia Duncan, Jorge Vercillo, Moska, Ivan Lins, Joyce e Isabella Taviani, cada um cantando duas canções.

As canções sozinhas já expressam o alto nível das composições do sambista da Vila, mas as inspiradas interpretações, gravadas entre agosto de setembro com produção de Clemente Magalhães e direção artística de Marcelo Fróes, dão firmeza ao projeto e valorizam a obra.

Entre os destaques do disco, “Último Desejo”, por exemplo, ganha uma enfática e teatral interpretação de Isabella Taviani. A emocionante “Feitiço da Vila”, bastante conhecida na voz de Martinho da Vila, também ganha uma bela interpretação da cantora Joyce.

Jorge Vercillo, traz para os tempos atuais a música “Não Tem Tradução”. Já Ivan Lins recria o clássico “Com Que Roupa”, regravada, entre outros, por Zeca Pagodinho, e aqui ganha uma versão mais cadenciada.

Moska, que recentemente tem enveredado para o Samba, inclusive fazendo alguns shows nesse formato, relê dois clássicos de festas carnavalescas, “As Pastrorinhas” e “Pierrô Apaixonado”, e, por fim, Zélian Duncan empresta sua inigualável voz para “Três Apitos” valorizando ainda mais cada verso da canção.

No encarte há um belo e instrutivo texto do Professor Luiz Ricardo Leitão, além de fotos das gravações, ficha técnica e letra de todas as canções. Um trabalho digno de homenagear Noel Rosa.

Resenha Publicada em 02/01/2011





Esta resenha foi lida 999 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas