Resenha do Cd Angels & Clowns / Nuno Mindelis

ANGELS & CLOWNS title=

ANGELS & CLOWNS
NUNO MINDELIS
2014

SUBSTANCIAL MUSIC
Por Valdir Junior

“Angels & Clowns” é o novo álbum do guitarrista Nuno Mindelis, o oitavo de sua carreira, seu último CD “Free Blues” era uma bem sacada experiência de usar ritmos e batidas eletrônicas com uma estrutura baseada no blues, e para isso ele fez versões personalíssimas de “clássicos” do blues e do Rock como “While My Guitar Gently Weeps” (Beatles); “Red House” (Jimi Hendrix) e “Thrill Is Gone”(B.B.King), entre músicas de sua autoria.

Antes de gravar esse novo álbum, Nuno estava preparando material para gravar um álbum em português, mas compromissos contratuais com a gravadora Shining Stone Music dos EUA (o CD sai aqui no Brasil pela Substancial Music) levaram Nuno a deixar de lado o projeto em português e em apenas 30 dias prepara todo o material que veria a ser esse “Angels & Clowns”.

Gravado nos EUA com produção do guitarrista Duke Robillard (The Fabulous Thunderbirds e que também já trabalhou com Bob Dylan e Tom Waits), “Angels & Clowns” traz um Nuno Mindelis mais compositor, com uma atenção maior as melodias que se encaixam como uma luva às letras. Aliás as letras das 11 musicas novas do álbum foram feitas pelos americanos Mike Bowden, John Williamson e Stephen Barry, Nuno apenas compôs as musicas e os arranjos.

Mesmo com atenção voltada para música de uma forma geral, a guitarra de Nuno em momento algum fica em segundo plano. A “pegada” nervosa e certeira de Nuno esta espalhada por todas as faixas, os timbres são muito bem escolhidos, criando uma palheta de sons e sensações que nos surpreendem a cada audição. É surpreendente como Nuno consegue fazer de sua guitarra uma nova “voz” dentro da música, contando uma estória junto da letra, indo muito além do acompanhamento e do momento “solo de guitarra”.

Musicalmente “Angels & Clowns” vai além do Blues, apesar dele ser a base de todas as músicas, podemos encontrar nelas momentos e intenções que passam pelo Pop, Rock, Jazz e o Country. Neste ponto a produção de Duke Robillard foi primordial, tanto para criar essa unidade estética e sonora, quanto para não descaracterizar o trabalho de Nuno e ainda sim ressaltar todos esses elementos que estão presentes em sua música.

Como destaque no CD, poderia citar todas as 13 músicas presentes, mas como a cada audição detalhes e nuances são descobertos constantemente, destaco a faixa título com inspiração hendrixiana “Angels & Clowns”; “It's All About Love” música essa que se Eric Clapton ouvisse, gravaria na hora; a quase lírica “27th Day”; e a raivosa ”Perfect Blues”.

“Angels & Clowns” é um dos melhores álbuns da carreira de Nuno Mindelis. Mesmo feito sob pressão de um contrato, o álbum transborda sentimento, frescor, inspiração e uma guitarra endiabrada que vai fazer você ficar totalmente dependente das emoções que essas músicas lhe trazem, e não se preocupe pode dar “play” novamente e se entorpeça da ótima musica de Nuno.

Resenha Publicada em 28/04/2014





Esta resenha foi lida 1265 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas