Resenha do Dvd Sambabook Zeca Pagodinho / Zeca Pagodinho

SAMBABOOK ZECA PAGODINHO title=

SAMBABOOK ZECA PAGODINHO
ZECA PAGODINHO
2014

UNIVERSAL MUSIC
Por Anderson Nascimento

A iniciativa do projeto Sambabook é uma das mais legais dentre as que já surgiram no cenário musical nacional em muito tempo. O Sambabook é um prato cheio não só para o fã do artista homenageado, mas também para o fã do Samba, de uma maneira geral. O projeto envolve DVD, CD duplo, livro de partituras, e Discobiografia, que se trata de uma biografia contada a partir dos álbuns do artista, uma das sacadas mais bacanas do projeto.

Nesse terceiro volume, que sucede as edições dedicadas ao João Nogueira e ao Martinho da Vila, o compositor homenageado é Zeca Pagodinho. Zeca, foi descoberto por Beth Carvalho no Cacique de Ramos, importante clube de onde surgiram boa parte dos bambas cariocas no início dos anos oitenta. A partir da gravação de “Camarão que Dorme a Onda Leva” feita com Beth para o disco “Suor no Rosto” (1983), o Brasil começaria a conhecer o então franzino compositor que pouco tempo depois começaria a fazer tanto sucesso no país.

O DVD e o CD acumulam 25 faixas compostas por Zeca Pagodinho (sozinho ou em parceria), que nos últimos anos tem atuado mais como intérprete do que como compositor, e que, com justiça, tem a sua importância como compositor e artista saudada nesse tributo.

Outro ponto interessante no projeto é ter nomes que nem sempre (ou nunca) são associados ao Samba, interpretando o gênero, como figuram nesse Sambabook artistas como Gilberto Gil, Emicida, Djavan (ótimo, na faixa “Judia de Mim”) e Frejat. Além de ser sempre interessante poder ouvir artistas como Sombrinha, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Alcione, Péricles, Diogo Nokgueira e Dudu Nobre interpretando Sambas da maneira em que eles se sentem mais à vontade.

Claro que nomes óbvios também não poderiam faltar. Assim, Beth Carvalho, a madrinha musical de Zeca Pagodinho, canta lindamente “Lama Nas Ruas”, uma das melhores canções de Zeca. Martinho da Vila também faz bonito e é dono de uma das melhores gravações do projeto, com a marota “Faixa Amarela”.

Entre outros destaques estão Marcelo D2, já habituado ao Samba, com uma ótima interpretação de “Quem é ela?”, e a (cada vez mais maravilhosa) Mariene de Castro com “Lua de Ogum”.

O DVD é entremeado com eventuais declarações de Zeca - despojado e descalço - sobre algumas das composições do DVD. Bem que a produção poderia ter colocado mais desses divertidos comentários, talvez entre cada canção do DVD.

Gravado na semana de 9 a 12 de dezembro, na Cidade das Artes (RJ) e dirigido por Joana Mazzuchelli, “Sambabook Zeca Pagodinho”, assim como as edições anteriores do projeto, é um item que não pode faltar em sua coleção, pois, além de reunir tantas feras em uma só apresentação, levará cada um desses artistas para animar muita festa por aí.

Resenha Publicada em 26/05/2014





Esta resenha foi lida 1849 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Livros


Outras Resenhas