Resenha do Cd Convoque Seu Buda / Criolo

CONVOQUE SEU BUDA title=

CONVOQUE SEU BUDA
CRIOLO
2014

UNIVERSAL MUSIC
Por Rodrigo Paulo

“Ajude-nos a entender Lázaro”. Para quem acompanhou a repercussão na internet da entrevista que o rapper paulista Criolo deu para Lázaro Ramos de cara consegue entender a brincadeira relacionada ao evento. Criolo soube levar com maestria e bom humor essa e outras frases da entrevista para a faixa “Cartão de Visita”. A faixa é a terceira de seu mais novo e mais espiritualizado álbum solo, “Convoque Seu Buda”, e tem a participação especial da cantora Tulipa Ruiz. Mais uma crônica sobre a ascensão da classe C.

Quase todas as faixas do álbum foram mixadas em Los Angeles, EUA, com exceção de “Duas De Cinco”. E a produção mais uma vez ficou sobre responsabilidade de Daniel Ganjaman, coisas boas à vista. O álbum traz de volta a temática dos problemas sociais do país com variedades de estilos musicais mesclados ao rap da terra da garoa, coisas que até o momento Criolo soube explorar de forma convincente, e nesse novo trabalho exemplos não faltam. Sem duvidas um ótimo caso de brasilidade em termos musicais, com diversos estilos bem produzidos. E eis aqui eles:

Em “Fermento Pra Massa” temos um legítimo samba no melhor estilo de Bezzerra da Silva. Em “Pé de Breque” é a vez do reggae fazer parceria. “Pegue Pra Ela” tem uma gostosa levada de Tropicália, um solo que leva até o mais desavisado ouvinte aos tempos de Caetano Veloso, Pepeu Gomes e cia com direito a experiências de vida coletiva, sem lenço e sem documento. “Casa De Papelão” tem um quê baião (rimou!). “Fio De Prumo”, com participação especial da cantora Juçara Marçal, e a excelente “Esquiva Da Esgrima” bebem das fontes do afrobeat. O rap em sua forma mais tradicional marca presença na faixa que dá título ao álbum, em “Plano De Voo” com participação da dupla Síntese, e no primeiro single lançado para divulgar o álbum que estava por vir, “Duas De Cinco”.

Chega a ser difícil definir os destaques entre as dez faixas, pois todas são ótimas. Mas em um top five “Esquiva Da Esgrima”, “Fio De Prumo”, “Convoque Seu Buda”, “Pegue Pra Ela” e “Duas De Cinco” podem se tornar as mais conhecidas do álbum.

Para os apreciadores do trabalho do rapper, esperar três anos para ter em mãos um novo álbum, é sem dúvidas, um grande deleite. Qualidade, letras que exploram as questões sociais e muita criatividade andando juntos numa tentativa de conscientizar cada um a convocar o seu Buda.

Resenha Publicada em 10/11/2014





Esta resenha foi lida 1136 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas