Resenha do Cd Hemp! Tributo Reggae A The Beatles Vol.1 / Vários

HEMP! TRIBUTO REGGAE A THE BEATLES VOL.1  title=

HEMP! TRIBUTO REGGAE A THE BEATLES VOL.1
VÁRIOS
2015

MTI MUSIC & VIDEO
Por Anderson Nascimento

É sintomático que os Beatles tenham ganhado tributos de vários gêneros musicais. Desde antes de Paul McCartney decretar o fim do grupo, os Beatles já eram regravados por artistas de estilos musicais dos mais variados. Assim, os Beatles tiveram suas canções vertidas para o Jazz, canções de ninar bebês, choro, forró, e por aí vai.

Este ano chega ao Brasil a coletânea “Hemp! Tributo Reggae a The Beatles” que, como o nome entrega, traz as canções do Fab Four sob a batuta do ritmo jamaicano. O lançamento no Brasil é o resultado de uma parceria feita entre a Sound System Brazil com a MTI, e o álbum é uma espécie de continuação do “El Álbum Verde”, que reuniu artistas sul americanos gravando Beatles em 2005.

O ambicioso projeto atual tem a produção do argentino Hernan Sforzini, e reúne em três CDs, 56 artistas de todo o mundo (incluindo o Brasil), gravado em 35 estúdios diferente de cada um dos quatro continentes.

Assim como todo tributo que se preze, algumas versões são muito legais e tem como pró o fato de constituírem mesmo uma releitura, e não apenas uma regravação. Nessa linha estão “The Fool on The Hill” do argentino Sig Ragga, numa versão deliciosa que traz como música incidental “Real Love”, e uma linda versão de “Across The Universe” feita por Quique Neira & Dubies, artistas chileno e argentino, respectivamente.

“A Hard Day’s Night”, faixa que abre o disco, é outro destaque. Com toques contemporâneos, a gravação foi realizada por um time de peso: Ali Campbell, vocalista do UB40, e a famosa dupla Sly e Robbie, na bateria e baixo.

Muito embora haja versões previsíveis, na maioria das vezes cada artista consegue adicionar algo novo às canções. Esse é o caso de “Yesterday” com Ras Attitude & Oneness Band e de outros bons momentos como “Sgt. Peppers” com os argentinos da Los Pericos e “Ticket to Ride” com o inglês David Hinds.

O Brasil está representado pela banda baiana Olodum, com tambores bem comportados e uma versão bem chatinha de “Let it Be”. Em parceria com o argentino Pablo Molima, a outra banda brasileira presente no tributo, Leões de Israel, participa da simples e eficiente versão de “All You Need is Love”.

Apesar de não ser uma música dos Beatles, a faixa “Imagine” fecha o disco como bonus track, e é relida pela banda americana Big Montain, em uma versão bacaníssima.

O encarte foi todo feito com desenhos simples feitos por León González, que retratam os Beatles com cabeças de animais, na maioria das vezes representados como macaco (Ringo), pato (Paul), cavalo (George) e bode (John). No encarte há ainda algumas informações soltas sobre os Beatles escritas em espanhol, além dos créditos das gravações.

Não deixa de ser curioso e honesto esse tributo aos Beatles, e para quem gosta de colecionar songbooks da maior banda de todos os tempos, acredito que esse disco deve estar em sua coleção.

Resenha Publicada em 17/07/2015





Esta resenha foi lida 977 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





LOJALOUCOSPORMUSICA - camisetas, miniaturas, chaveiros

Acesse: https://www.loucospormusica.com/

Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas