Resenha do Livro As Histórias Por Trás De Cada Canção / JIMI HENDRIX

AS HISTÓRIAS POR TRÁS DE CADA CANÇÃO title=

AS HISTÓRIAS POR TRÁS DE CADA CANÇÃO
2014

Madras
Autores: DAVID STUBBS
Artista: JIMI HENDRIX
Por Anderson Nascimento

Tido como o maior guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix foi além do instrumento e deixou um incrível legado de canções que habitam o repertório de todos aqueles que cultuam o Rock and Roll.

Com um estilo bem particular de tocar, Jimi estendeu suas habilidades para as composições, muitas vezes de maneira estranha e ininteligível, ao menos para nós. Nesse novo livro lançado pela editora Madras, o jornalista e escritor dedicado à música David Stubbs, destrincha canções gravadas por Jimi Hendrix, desde os primeiros anos, incluindo “Hey Joe”, passando por “Purple Haze”, até chegar aos recentes “First Rays of the New Rising Sun” e “Valleys of Neptune”.

O livro aborda os discos “Are You Experienced” (1967), “Axis: Bold as Love” (1967), “Electric Ladyland” (1968), “The Band of Gypsys” (1970), além dos póstumos mais relevantes, trazendo comentários sobre os próprios discos e, fundamentalmente, sobre cada uma das canções.

Interessante (re)descobrir histórias como a da recusa pela gravadora Decca (sempre ela!) após ouvirem a gravação de “Hey Joe” e achar que Jimi Hendrix “não tinha nada de especial”. Bacana também mergulhar mais profundamente na história da própria canção, descobrir a sua origem, e saber que a mesma teve toda a sua levada original transformada por Hendrix.

Outra boa sacada é o Epílogo do livro, seção utilizada pelo autor para viajar nas possibilidades musicais que a carreira de Jimi talvez pudesse seguir se este não viesse a morrer em 18 de setembro de 1970.

Impresso em papel brilhante e luxuoso o livro apresenta uma boa quantidade de fotos, não só de Jimi, mas também de artistas contemporâneos ou que moldaram as suas influências, embora o livro não reproduza as imagens das capas dos álbuns.

Para quem busca conhecer um pouco mais sobre a carreira discográfica do guitarrista, sobretudo detalhes sobre as suas canções, “Jimi Hendrix – As Histórias Por Trás de Cada Canção” é o livro ideal para promover essa viagem.

Resenha Publicada em 18/08/2014






Esta resenha foi lida 1786 vezes.



Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Livros


Outras Resenhas