Por Anderson Nascimento
A editora Tinta Negra acaba de lançar a biografia do cantor Sergio Reis, trazendo um apanhado de toda a sua trajetória, passando por temas como carreira e família.
Escrito pelo jornalista Murilo Carvalho, que dirigiu um programa de rádio apresentado por Sérgio Reis nos últimos 25 anos, o livro retrata os bastidores da carreira do artista querido não só no segmento caipira, mas na música popular brasileira.
É importante salientar que Sérgio Reis nem sempre foi cantor sertanejo, pois no início de carreira foi cantor que obteve êxito no efervescente cenário da Jovem Guarda, onde fez grande sucesso com o single “Coração de Papel”.
O livro aborda as várias facetas do artista, passando por suas aventuras como ator, político e fazendeiro, entre outras ocupações acumuladas ao longo da vida. No cenário musical, a obra retrata com detalhes os momentos de diversos cenários musicais como a Jovem Guarda, a Tropicália, a música brega e até o Rock oitentista. Como não podia deixar de ser, o livro também aborda momentos importantes da música sertaneja brasileira, desde os questionamentos sobre a sua real origem
O livro também compila no seu final uma graúda discografia do artista, desde os discos de 78 rpm, passando por LPs, CDs, até os DVDs, incluindo coletâneas lançadas aleatoriamente pelas gravadoras, o que até poderia ter sido suprimido da lista final.
Repleto de fotos, que dão um ar de intimidade ao livro e aproxima ainda mais o leitor do artista, o livro busca traçar um forte paralelo entre a sua carreira e o cenário sócio-político brasileiro. Um livro para se contemplar a obra de Sérgio Bavini, ou simplesmente Sérgio Reis, como ficou nacionalmente conhecido.