Resenha do Cd Frou Frou / Bárbara Eugênia

FROU FROU title=

FROU FROU
BÁRBARA EUGÊNIA
2015

INDEPENDENTE
Por Valdir Junior

Depois de dois bons discos e um álbum em inglês, “Aurora”, em parceria com o guitarrista Chankas (Fernando Cappi) da banda Hurtmold, a cantora carioca, radicada em São Paulo, Barbara Eugênia lança seu terceiro e mais vibrante disco “Frou Frou”. Produzido pela própria Barbara em parceria com Clayton Martin, baterista da banda Cidadão Instigado e contando com as participações de gente como Tatá Aeroplano, Rafael Castro, Peri Pane, Dustan Gallas, entre outros, o álbum é uma pequena pérola pop.

“Frou Frou” é um disco bem leve, mais dançante, bem diferente do clima um tanto melancólico dos dois discos anteriores. Aqui Barbara investe em fisgar o ouvinte com músicas fortes, de refrões pegajosos, arranjos inteligentes e cheios de climas e sensações que transbordam alegria, irreverência e sinceridade de forma confessional, criando uma cumplicidade com o ouvinte como se esse estivesse em uma festa ou balada, ouvindo as estórias de uma amiga.

Musicalmente “Frou Frou” explora, sem imitar, a Jovem Guarda dos anos 60, principalmente o seu lado mais sentimental, e também apresenta musicas experimentais, com uma cara mais atual, usando levadas ousadas e sofisticadas de música eletrônica no arranjos. Vale destacar a qualidade da voz de Barbara, uma das melhores de sua geração, que com seu cantar, suave e envolvente, interpreta cada canção de forma intensa, resaltando ainda mais os sentimentos das letras.

Das treze faixas do álbum, vale destacar as músicas: “Vou Ficar Maluca” e “Te Atazanar”, duas faixa radiofônicas, cheias de urgência pop, coisa um tanto difícil de se encontrar hoje em dia. As faixas “Tudo Aqui”, “Recomeçar”, vão na mesma veia pop; “Dopganger Love” e “ Baby” lembram um pouco as músicas do projeto “Aurora”. No lado experimental, o destaque fica para a instrumental faixa título, com sua brincadeira festiva; e para “Para curar o coração” um quase mantra eletrônico, e “Cama”, música de Tatá Aeroplano da banda Cérebro Eletrônico, gravada por eles em seu terceiro disco.

Lançado no final de 2015 e disponível para download gratuito direto no site de Bárbara, “Frou Frou” desde já é um dos melhores discos nacionais lançados nos últimos anos. O álbum mostra o quanto Barbara Eugênia vem se destacando como uma das cantoras mais inteligentes e criativas da atual musica brasileira, papel esse que podemos esperar crescer cada vez mais, diante da seriedade, jovialidade e criatividade do trabalho que ela apresenta nesse excelente disco.

Resenha Publicada em 16/02/2016





Esta resenha foi lida 795 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas