Resenha do Cd Gametas / Gametas

GAMETAS title=

GAMETAS
GAMETAS
2010


Por Anderson Nascimento

Apesar de este auto-intitulado álbum ser o primeiro da banda carioca Gametas, os caras já possuem mais de dez anos de carreira, e neste tempo, a banda passou por algumas mudanças em sua formação até chegarem a esta que gravou o disco e está dando uma cara ao grupo.

Embebido até o talo em uma sonoridade que remete à Jovem Guarda, Glam Rock dos anos setenta e Punk Rock dos anos noventa, a banda é uma das maiores surpresas do ano. Com um conjunto de boas melodias, composições e atitudes, a banda surpreende e lança um olhar de esperança ao nosso Rock.

Suas canções são recheadas de temas inusitados, e são tão originais que a banda já consegue ganhar uma identidade, mesmo com tão pouco tempo de lançamento de seu álbum de estréia. Nessa linha, músicas como “Ela fala com espíritos” (baixe a canção aqui no Galeria), e “Os Brinquedos Eróticos de Madame Surrey” são belos exemplos do linguajar com o qual a banda distribui as suas doze canções.

Um dos pontos fundamentais para que o bom-humor das letras, e os apelos sexuais, não tornem as canções banais, é a qualidade das composições que, mesmo nos momentos mais exóticos como “Sua Vagina é Cheirosa (Mas a Sua Alma Fede)”, encontramos um propósito que faz com que, com o olhar perdido, você diga “não é que eles tem razão!?”.

Quem ouvir o álbum pela primeira vez vai se encantar com a qualidade da produção do disco, trabalho de Fábio Brasil, batera dos Detonautas, e de Roberto Lly, ex- Herva Doce, com efeitos que fazem com que canções como “Monstro!”, tornem-se momentos ainda mais especiais.

E nessa linha vem também “Cida Suicida”, impreterivelmente uma canção de melodia romântica, que junto com o sarcasmo de “Transas Virtuais”, são os momentos mais calmos do disco.

Falando em momentos calmos, as canções que remetem mais à Jovem Guarda, como “Carne de 2ª”, uma espécie de encontro inusitado entre Roberto Carlos e Raul Seixas e “Terno Moderno”, mostram que a banda possui talento para construir canções que remetem às suas próprias influências, sem que isso possa parecer uma mera cópia, ou que bata aquele ranço de Dèjá Vu.

Ainda sobre referências, o disco ainda rende uma pegada oitentista em “Matrimônio”, chegando a lembrar a banda “Talking Heads”, já em “Sua Vagina é Cheirosa (Mas a Sua Alma Fede)”, temos um Rock na linha do punk do Green Day, em uma das canções mais fortes do disco. A banda ainda circula pelos anos noventa, com “Fora de Mim”, canção que encerra o álbum, em um momento em que podemos visualizar a platéia batendo cabeça nos shows da banda.

A banda Gametas acertou em cheio em seu álbum de estréia, mostrando que existem no underground do Rio de Janeiro, opções ao cenário extremamente pop ao qual estamos vivenciando. Nesse sentido, temos uma rapaziada que já está dando o que falar, e certamente, vai encantar muita gente por aí que anda incrédula no nosso Rock.

Você poderá ganhar um kit com cd e camiseta da banda Gametas, participando da nossa promoção aqui.

Resenha Publicada em 16/05/2010





Esta resenha foi lida 985 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





LOJALOUCOSPORMUSICA - camisetas, miniaturas, chaveiros

Acesse: https://www.loucospormusica.com/

Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas