Resenha do Cd A Galeria Do Menescal / Roberto Menescal

A GALERIA DO MENESCAL title=

A GALERIA DO MENESCAL
ROBERTO MENESCAL
2012

SALADESOM RECORDS
Por Anderson Nascimento

Idealizado originalmente como o espetáculo “A Galeria do Menescal”, que teve a sua primeira apresentação no palco do Liceu Franco-Brasileiro, local de reconhecida importância para a Bossa Nova, o álbum de mesmo nome é o resultado em estúdio da união entre Roberto Menescal, a cantora e violonista Wanda Sá e o grupo vocal BeBossa.

Inspirado na “Galeria Menescal”, tradicional galeria comercial de Copacabana onde o próprio Roberto morou durante algum tempo, o CD apresenta canções do repertório do compositor de “O Barquinho”, mostrando que o seu repertório vai muito além de sua canção mais famosa.

Entre as canções escaladas para o CD, e apresentadas em várias cidades brasileiras desde 2009, estão parcerias que vão desde “Bye Bye, Brasil”, com Chico Buarque, até “Eu Canto Meu Blues”, canção não muito conhecida, porém impressionante, de Roberto Menescal e Oswaldo Montenegro, passando, claro, pelas parcerias com Ronaldo Bôscoli, como as clássicas “O Barquinho”, “Vagamente”, “Telefone” e “Rio”.

A participação integral do BeBossa, grupo vocal que canta a capella, formado por Marcela Velon, Carol Assad, Marcela Mangabeira, Cauê Nardi, Matias Corrêa e Zeca Rodrigues, transmite uma sonoridade mais leve e simples às canções, o que representa o ponto mais atrativo do CD.

Além do requinte sonoro desse belíssimo trabalho, outro ponto que joga luzes sobre a obra é o fato de o projeto gráfico remeter às capas criadas por César Villela para a gravadora Elenco a partir dos anos sessenta, dando um charme todo especial a esse novo lançamento.

Com o minimalismo musical – um sexteto a capella, dois violões e uma guitarra – adornado por letras que exaltam as belezas singelas da vida, os protagonistas exploram as diversas formações possíveis (Roberto + BeBossa, Wanda + BeBossa, apenas BeBossa), navegando sobre o vasto repertório de um dos fundadores da Bossa Nova. Grande álbum.

Resenha Publicada em 15/02/2012





Esta resenha foi lida 1029 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas