Resenha do Cd Hopes And Fears / Keane

HOPES AND FEARS title=

HOPES AND FEARS
KEANE
2004


Por Anderson Nascimento

Quando no início de 2005 as rádios começaram a tocar "Somewhere Only We Know", do trio inglês Keane, rapidamente uma afirmação pairou sobre as atenções daqueles antenados em música: - aí vem outra banda inglesa clonando o Coldplay!. Apesar de o single, por sinal uma linda balada, tocar bem nos quatro cantos do planeta, quem ouve o cd de estréia do Keane percebe algo bastante diferente do que se vem fazendo atualmente. A partir da segunda música do álbum, o trio implementa um som completamente diferente do esperado, e mostra a sua verdadeira cara, estampada com cores vivas dos anos 80.

Ficam claras influências de U2 e Smiths, além das básicas influências dos Beatles. Na Segunda música "This is the last time" e na terceira "Band and Break", percebemos influências claras da música feita há duas décadas atrás, particularmente do som do U2. "Band and Break", aliás, junto com "Everybody’s Changing" (segundo single do disco) são as melhores músicas do disco. A primeira passeia em uma linda melodia com uma letra de elevação espiritual que torna o clima do disco ainda mais pessoal.

Não há como não lembrar, por exemplo, do Morrisey na faixa "Your eyes open", que ao mesmo tempo tem uma levada de som oitentista do U2. Em "Sunshine", por exemplo, a banda faz um som tipicamente ambiente usando um falsete que se mistura ao ritmo da música.

As músicas falam no geral de assuntos cotidianos, climas românticos, sempre acompanhados de melodias condizentes com as canções. Por isso, no fim das contas temos um belo disco pra quem curte o novo Rock Britânico, um álbum verdadeiramente inspirado, sem a pretensão de apresentar nada novo, nem mesmo fazer história, mas que vai mexer com a cabeça e com o coração de muita gente.

Resenha Publicada em 16/06/2005





Esta resenha foi lida 1100 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas