Resenha do Cd Baixo Augusta / Cachorro Grande

BAIXO AUGUSTA title=

BAIXO AUGUSTA
CACHORRO GRANDE
2012

TRAMA
Por Anderson Nascimento

Em seu novo álbum, a banda Cachorro Grande continua investindo no Rock, mas dessa vez acaba incluindo elementos eletrônicos e dançantes ao seu som. “Não Entendo, Não Aguento”, faixa de abertura do disco, tem um pouco dessa mescla, urdindo Rock pesado e sons eletrônicos, algo que remete a uma mistura de Oasis e U2 (fase “Dischotèche”), apesar de não ser uma das faixas mais interessantes do álbum, ela agrega novos elementos ao som da banda.

Já na segunda faixa, “Difícil de Segurar”, o Cachorro Grande parte para o som característico do grupo, em uma boa faixa roqueira que continua a usar de artifícios eletrônicos. O uso desse som se estende a outras faixas como “Tudo Vai Mudar”, belíssimo Rock, empolgante e dançante ao mesmo tempo.

Falando em Rock dançante, estilo que a banda já vinha experimentando em outros discos, a faixa “Só Você Que Não” parece eliminar quaisquer dúvidas de que o principal foco do disco é mesmo colocar todo mundo pra dançar.

Alguns excessos, no entanto, acabam trazendo alguns reveses ao disco. O uso abusivo de alguns efeitos eletrônicos é tão recorrente que chega a cansar o ouvinte já na quarta faixa, “Baixo Augusta”, faixa que dá nome ao disco.

“Corda Bamba” é a única balada desse disco, uma faixa simples, que cumpre as expectativas, já que todos sabem que baladas nunca foram a praia da banda. Ainda que não seja propriamente uma balada, “O Fantasma do Natal Passado” é uma faixa doce e leve, o que resulta em uma canção deliciosa, destacando-a como uma das melhores do disco.

Ao longo do álbum a banda ainda experimenta outras vertentes, como em “Volta Pro Mesmo Lugar”, onde a banda busca um instrumental que usa instrumentos que fogem do trivial, além de trazer uma bela e peculiar produção, mesmo provocando aquela sensação de “já ouvi isso antes, mas não sei lembrar onde”.

Se por um lado a banda experimenta, por outro a banda volta a beber na fonte sagrada do Rock, tomando emprestados alguns riffs do The Who na faixa “Surreal”. Ainda nessa linha, agora experimentando o sabor do Rock setentista, o Cachorro Grande mistura virtuosismo e letra interessante nos quase sete minutos de duração da viajante “Cinema”.

“Baixo Augusta”, o sexto álbum do grupo gaúcho Cachorro Grande, se refere em seu nome ao lugar onde os integrantes da banda residem atualmente. Apesar de sair somente agora em CD, o disco foi posto para download em novembro do ano passado pela gravadora Trama, responsável também pela versão física do disco. Segundo a banda, ainda deve rolar a versão em vinil do álbum, assim como ocorreu no lançamento do disco anterior “Cinema”.

Resenha Publicada em 16/07/2012





Esta resenha foi lida 998 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas