Resenha do Cd Moraes Moreira Anos 70 / Moraes Moreira

MORAES MOREIRA ANOS 70 title=

MORAES MOREIRA ANOS 70
MORAES MOREIRA
2014

DISCOBERTAS
Por Anderson Nascimento

Em 1974, quando deixou o supergrupo “Os Novos Baianos”, Antônio Carlos Moreira Pires, artisticamente conhecido como Moraes Moreira, iniciava uma rica carreira solo que acaba de completar 40 anos.

Durante esse tempo, Moraes emplacou diversos sucessos e lançou discos elogiadíssimos pela crítica. Alguns desses sucessos e discos estão em “Anos 70”, primeiro box lançado pela gravadora Discobertas em 2014.

O box carrega o arquétipo dos lançamentos já consolidados pela gravadora carioca, ou seja, reedições organizadas trazendo fichas técnicas ricas em encartes que reproduzem fielmente o trabalho original.

A caixa traz os álbuns “Moraes Moreira” (1975), “Cara e Coração” (1977), “Alto Falante” (1978) e “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira” (1979), discos que contaram com um time de verdadeiros craques da música, incluindo Armandinho, Dadi e Gustavo Schoroeder , que formariam mais tarde o grupo “A Cor do Som”, além de Pepeu Gomes e Mu Carvalho, dentre muitos outros.

No primeiro álbum do box, “Moraes Moreira”, temos entre belezuras como “Sempre Cantando” (Moraes Moreira) e momentos instrumentais de maestria como em “Guitarra Baiana” (Moraes Moreira) , canções de incrível força instrumental bancada pelos músicos que, como já citado, formaram o grupo “A Cor do Som”. Entre os outros destaques estão também canções como o Rock rasgado de “Loucura Pouca é Bobagem” (Moraes Moreira) e a versão suingada de “Se Você Pensa” (Roberto Carlos, Erasmo Carlos).

Já o icônico “Cara e Coração” (1977) traz o sucesso “Pombo Correio” (Dodô, Osmar, Moraes Moreira), além de canções como a bonita “Hino Nordestino” (Moraes Moreira) e a balada ao violão “Acordei” (Moraes Moreira).

Em “Alto Falante” (1978), a tradicional mistura de ritmos se intensifica, com canções como os frevos “De Tarde Na Liberdade” (Aroldo, Fausto Nilo, Moraes Moreira) e “Revoada” (Moraes Moreira, Chacal), e o samba-choro “Choro Feliz” (Moraes Moreira), destacando ainda o petardo “Pedaço de Canção” (Fausto Nilo, Moraes Moreira).

Por fim, “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira” traz como grande hit a sua faixa-título, mas também agrega ao repertório o outro sucesso “Chão da Praça” (Moraes Moreira, Fausto Nilo), além de contar com diversas participações especiais tanto nas composições que trazem entre outros Pepeu Gomes, Jorge Mautner, Antônio Cícero, Armadinho e Osvaldinho do Acordeon; quanto nos instrumentais com os velhos parceiros Dadi, Pepeu, Didi Gomes, Ari Dias, Mu Carvalho, além de Lincoln Olivetti e do saudoso Ovídio Brito, dentre os vários músicos que trabalharam no álbum.

Mesmo sabendo que 2014 ainda está no comecinho, este box certamente já está cotado para figurar como uma das reedições mais importantes do ano.

Resenha Publicada em 05/03/2014





Esta resenha foi lida 1799 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas