Resenha do Cd Primeiro Céu / Bianca Gismonti

PRIMEIRO CÉU title=

PRIMEIRO CÉU
BIANCA GISMONTI
2015

FINA FLOR
Por Anderson Nascimento

Formado em 2014, Bianca Gismonti Trio é o conjunto composto pela pianista carioca Bianca Gismonti, filha de Egberto Gismonti, além do baixista mato-grossense Antonio Porto e do baterista e percussionista gaúcho Julio Falavigna. “Primeiro Céu” é o terceiro disco da cantora, segundo autoral, e chega ao mercado através da gravadora Fina Flor.

O disco inicia com a sutileza da desafiadora “Olhos Fechados”, uma suíte com quase dez minutos, que tem o seu ápice quando a mesma atinge os seis minutos e meio de reprodução. Tal faixa é um prelúdio do que o ouvinte vai encontrar ao longo das onze canções que compõem “Primeiro Céu”, ou seja, uma conjunção de emoções. A própria sequência com “Para Inês Acordar Sorrindo” é outros desses momentos recheados de ternura e emoção.

O disco se alterna entre canções instrumentais esplêndidas, como “Folia”, com outras com vocais diversos, como a ótima “Dança Mandela”, e a folclórica “Lenda de Francisco”, que traz a participação vocal de Paula Santoro. Falando nisso, vale mencionar que o disco está repleto de participações especiais, como a de José Staneck na gaita em “Cristal”, e a luxuosa participação vocal da cantora Jane Duboc em “A Luz Sem o Véu”.

O encontro da cantor com o baterista e marido Julio Falavigna, no ano de 2009, incentivou a pianista Bianca Gismonti a se aventurar na composição. Dessa forma, uma das características marcantes do álbum é a sua veia autoral. A única regravação do álbum é “Água de Beber” (Tom Jobim, Vinícius de Moraes), que fecha o disco com a descrição de faixa-extra.

"Primeiro Céu" é um disco que vai agradar àqueles que curtem o Jazz, música instrumental e MPB de uma forma geral. Belo trabalho.

Resenha Publicada em 26/11/2015





Esta resenha foi lida 813 vezes.

/div>


Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas