Resenha do Cd Ilustre Guerreiro / Biquíni Cavadão

ILUSTRE GUERREIRO title=

ILUSTRE GUERREIRO
BIQUÍNI CAVADÃO
2018

INDEPENDENTE
Por Anderson Nascimento

Herbert Viana possui um importante papel na história da banda carioca Biquíni Cavadão. Para quem não sabe, foi o próprio Herbert que batizou a banda com o inusitado nome, lá nos idos de 1983, quando a banda estava iniciando a sua carreira.

A gratidão e a admiração pelo incrível artista que Herbert se tornou, levaram a banda a dedicar um álbum inteiro (ou EP, já que o disco traz apenas 8 músicas) para o líder dos Paralamas do Sucesso.

A banda foi buscar o nome do álbum lá em sua origem germânica, que significa “Ilustre Guerreiro”, nada diferente do que foi e é a carreira e a vida do artista, artífice da abertura dos horizontes da música brasileira, seja em solo brasileiro, criando um link do Rock com uma assustada MPB, ou com a música estrangeira, aproximando-se do Rock latino e de ritmos Afro-Caribenhos.

“Vital e Sua Moto”, que abre o disco, e “Aonde Quer Que Eu Vá”, viraram Reggae nas mãos da banda, ritmo que Herbert conhece muito bem. Uma das melhores gravações, porém, é “Só Pra Te Mostrar”, gravada em dueto entre Herbert e Daniela Mercury em 1992, e que neste tributo virou uma balada emocionante. Na mesma linha, temos também “O Amor Não Sabe Esperar”, canção do álbum “Hey Na Na” (1988), gravada em dueto com a cantora Marisa Monte.

Entre as releituras, uma das faixas que sofreu mais mudança foi “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, sucesso com a cantora Ivete Sangalo, e que nesse disco ganhou arranjo acelerado, bastante roqueiro.

Com a bonita homenagem feita à carreira de Herbert, a banda retribui, carinhosa e respeitosamente, a parceria de longa data que, além do nome da banda, rendeu também canções inéditas e participações de Herbert nos discos da banda.

Com ótimos arranjos e produção de Liminha, que também toca baixo, guitarra e violões em algumas faixas, o disco agrada bastante ao ouvinte e, certamente deve ter deixado o homenageado emocionado.

Resenha Publicada em 27/02/2019





Esta resenha foi lida 1063 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas