Resenha do Cd Bob Dylan Letra & Música / Vários

BOB DYLAN LETRA & MÚSICA title=

BOB DYLAN LETRA & MÚSICA
VÁRIOS
2011

DISCOBERTAS
Por Anderson Nascimento

Celebrando os setenta anos recém completados de um dois maiores compositores da história da música popular americana, quiçá do planeta, a Discobertas põe de volta ao catálogo uma nova edição do volume da coleção “Letra & Música” inteiramente dedicado a Bob Dylan.

As gravações foram colhidas de várias épocas, trazendo fonogramas antigos como a gravação de Gal Costa para “Negro Amor”, versão de Caetano Veloso para “It´s All Over Now, Baby Blue”, lançada em seu disco “Caras e Bocas” de 1977, até canções gravadas notadamente para este projeto. “Negro Amor”, aliás, aparece novamente neste tributo com a belíssima gravação da banda gaucha Engenheiros do Hawaii, que fecha primorosamente o álbum.

Enquanto que algumas das gravações inéditas do álbum optam pelo minimalismo original, casos de “Make You Feel My Love” com Fred Nascimento e da caprichada gravação da jovem cantora Twiggy para “Positively 4th Street”, a cantora Luen prefere optar por uma versão mais diferenciada da original, dando um tratamento bastante pessoal à canção. O mesmo faz a banda pernambucana Profiterolis em uma versão bacaníssima de “Lay Lady Lay”.

Vale destacar também a versão de Mallu Magalhães para “It Ain´t Me Babe”, pinçada de seu primeiro DVD ao vivo, a versão abrasileirada de “Joey”, que na voz de Vitor Ramil virou “Joaquim”, e, claro, a voz sempre etérea de Renato Russo, aqui interpretando “If You See Him Say Hello”.

O trabalho de pesquisa para a confecção do álbum também se mostra competente ao garimpar o cantor Evandro Mesquita em carreira-solo defendendo uma versão reggeira de “Knockin On Heavens Door” e Ruy Maurity com “Batismo dos Bichos (Man Gave Name To All The Animals)” de seu álbum de 1980.

O renovado projeto gráfico que acompanha essa nova versão do volume dedicado à Dylan, foi enriquecido com preciosas informações sobre cada uma das gravações, bem como as capas dos álbuns que apresentaram originalmente as canções compiladas para o projeto, o que ajuda a tornar este relançamento imperdível.

Resenha Publicada em 27/05/2011





Esta resenha foi lida 1156 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas