Resenha do Cd álbum Branco / Vários

ÁLBUM BRANCO title=

ÁLBUM BRANCO
VÁRIOS
2008


Por Anderson Nascimento

“Álbum Branco” é um disco tributo ao “The Beatles”, lançado em 1968, e que está completando quarenta anos agora em 2008. O álbum, que ganhou a alcunha de “White Album” por trazer a capa toda branca com a singela inscrição do nome do grupo em alto relevo, é frequentemente encontrado nas listas de melhores álbuns, produzidas por sites, revistas e jornais, mas curiosamente, é um dos menos do quarteto aqui no Brasil.

O disco em questão é um daqueles lançamentos que vale a pena. Em um projeto inteligente, dinâmico e ousado, o disco mantém a sequência original de músicas do álbum, só que desta vez, interpretadas integralmente por artistas brasileiros.

E se Marcelo Fróes, o idealizador do projeto, esperava prestar uma homenagem ao álbum dos Beatles, ele conseguiu bem mais que isso, trouxe a tona o que já pode ser considerado um dos maiores tributos já prestados ao Fab Four.

Com uma mistura que vai de nomes conhecidos da música brasileira, como “Cachorro Grande”, “Flávio Venturini”, “Pato Fu” e “Zé Ramalho”, à nomes desconhecidos do grande público, mas que deram conta da difícil missão que é dar um toque pessoal à uma música dos Beatles.

Aliás esse é um fator em que o disco acerta em cheio, as músicas estão longe de serem meras regravações das originais, e cada artista, impôs seu estilo às regravações.

E com isso a obra ficou ainda mais interessante. Momentos brilhantes como a versão nordestina de “Dear Prudence” com Zé Ramalho, e a versão Jovem Guarda de “Glass Onion” segundo a banda “Cachorro Grande”, fazem do álbum um gostoso exercício de perceber as possibilidades que as músicas dos Beatles permitem.

Resenha Publicada em 05/10/2008





Esta resenha foi lida 902 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas