Resenha do Cd Songs In The Key Of Paul / Vários

SONGS IN THE KEY OF PAUL title=

SONGS IN THE KEY OF PAUL
VÁRIOS
2013

INDEPENDENTE
Por Valdir Junior

É até redundante dizer que Paul McCartney influenciou centenas, milhares, de músicos pelo mundo afora nesses anos todos, mas redundante ainda é dizer que ele continua fazendo o mesmo, para toda uma nova geração que descobre tanto a música dos Beatles como sua carreira solo. E aos setenta e dois anos, Sir Paul não demonstra sinais de que seu amor e necessidade pela música e por experimentações venham a diminuir.

Com base nessa premissa e também aproveitando o reboliço em torno do lançamento do álbum “New” de Paul, a revista inglesa Mojo Magazine lançou encartada em sua edição de Novembro de 2013 (na qual Paul é capa) uma coletânea em CD com gravações de 15 artistas do rock indie/underground americano e inglês que tiveram seus trabalhos influenciados por Paul, principalmente em um quesito onde “o velho Macca” é um mestre: melodia.

Como as faixas selecionadas pela Mojo para essa coletânea são de diferentes épocas (há gravações dos anos 70, 80, 90 e 2000), podemos (re)descobrir aqui em “terra brasilis” músicas e artistas que passaram batidos ou nem chegaram a tocar nas nossas rádios, a seleção de bandas e cantores presentes, trazem um puro “Power Pop” com uma qualidade e apelo pop tão fortes que deixam muita banda por aí que se diz moderna parecendo principiantes despreparados no mundo musical.

Das quinze faixas dos CD, três são regravações de músicas da carreira solo de Paul nos anos 70: “Let Me Roll It” com Robyn Hitchcock; “Nineteen Hundred and Eighty Five” com The Golden Dogs, ambas não trazem nada de novo em sua performances e ficam bem aquém das versões originais. Mas o cantor Kelley Stoltz com “I Am Your Singer”, pérola do injustiçado primeiro álbum de Paul com os Wings “Wings Wild Life”, mostra uma bela versão, conseguindo ir muito além de um mera cover e ressaltar e incorporar detalhes a música que a deixam com cara de nova.

Musicalmente falando, as demais 13 faixas passeiam pela palheta sonora das diversas fases do trabalho de Paul, com destaque para “Hazel Eyes” com a banda Redd Kross fazendo um mix do som do álbum “McCartney II” com o “Rubber Soul” dos Beatles; “ShakeSome Action” com a banda Flamin’ Groovies, uma música de 1976 que tem tudo aquilo que faz uma música virar um ‘chiclete” no seu ouvido: refrão ganchudo-vocais em Harmonia - Guitarras e riff marcantes - bateria hipnotizante.

O Inglês Nick Piunti consegue com sua “It All Comes Down” fazer a música mais Paul McCartney que o próprio Paul nunca fez, power pop de arrepiar, com uma guitarra na medida certa para criar texturas e arpejos cheios de inventividade, e com direito a refrão chavão de Yeah Yeah Yeah no meio e no final, duvido que você não fique cantando e ouvindo essa música sem parar depois de ouvi-la. Idem para a faixa “The Summer Sun” com Chris Stamey & Yo La Tengo, pura Beatle-Paul Song.

Uma faixa que agrada logo na primeira audição é “Tea” com Jim Noir, essa tem uma melodia tão bem construída que aliada ao arranjo vocal e instrumental, faz qualquer um sorrir sem parar, e ainda tem um clima meio Sgt Pepper’s/Pet Sounds. Clima, aliás, presente também em “Lily Dreams On” com Cotton Mather, mas o vocal desse é bem mais a linha vocal de John Lennon em “ Strawberry Fields Forever”.

David Ellis com “Wake Up Smiling” traz uma faixa que lembra muito a fase atual de Paul, principalmente dos álbums “Chaos and Creation in The Backyard” até o “Memory Almost Full”, e essa também é outra faixa que com certeza ficará na sua cabeça o dia inteiro. “First of the Runaways” com Nick Capaldi pode ser considerada uma síntese de todos elementos que uma música pop dever ter, e se você conseguir, tente identificar as diversas “dicas’ que Nick Capaldi aprendeu ouvindo os discos de Paul.

O saldo final desse CD Mojo Presents – “Songs In The Key Of Paul” é altamente positivo, como já dito anteriormente, este CD serve como um bom exemplo de o quanto a influência da música de Paul McCartney e dos Beatles continua a reverberar constantemente entre músicos do mundo todo. E se for difícil conseguir essa edição da Mojo (que também traz uma boa reportagem sobre o Paul), um link para download do CD pode facilmente ser encontrado na internet, aliás, vale a pena também ir atrás das outras edições da revista com CDs dedicados ao Eric Clapton, Black Sabbath, Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin, todos mais ou menos nessa mesma linha desse “Songs In The Key Of Paul”.

Resenha Publicada em 19/05/2014





Esta resenha foi lida 912 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





LOJALOUCOSPORMUSICA - camisetas, miniaturas, chaveiros

Acesse: https://www.loucospormusica.com/

Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas