Discografia Comentada - Cássia Eller

CÁSSIA ELLER title=

CÁSSIA ELLER

Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Desde: 1981
Site oficial:

Descrição do Artista
Uma das maiores cantoras do Rock brasileiro até hoje. Faleceu em 2001, após ter lançado oito álbuns em vida. Em 29 de dezembro de 2011 se completou dez anos de sua morte.

Esta discografia foi acessada 6822 vezes.


Álbuns
    CÁSSIA ELLER 1990
    1990
    Por Anderson Nascimento




    Não foi preciso mais que um disco para que a cantora Cássia Eller mostrasse personalidade e a sua reconhecida veia roqueira. Em sua estreia a cantora Cássia deixou clara a sua postura de intérprete e o disco foi puxado por sua regravação de “Por Enquanto” da Legião Urbana, em uma época em que a banda ainda não era tão regravada.

    O MARGINAL
    1992
    Por Anderson Nascimento




    Dois anos após lançar um belo disco de estreia, Cássia lançou esse álbum que focava bastante em uma sonoridade blueseira. O disco é pouco comercial, até hoje é o disco menos ouvido da cantora, mas traz, entre outras, a belíssima gravação da faixa “Hear My Train A Coming”.

    CÁSSIA ELLER 1994
    1994
    Por Anderson Nascimento




    Esse é o primeiro álbum da cantora a fazer um grande sucesso. Puxado pelo mega hit “Malandragem”, composição de Frejat e Cazuza, o álbum traz vários sucessos do Pop/Rock nacional, com canções de Nando Reis - que viria a se tornar o maior parceiro musical de toda carreira da cantora) – (“ECT”), Renato Russo (“Música Urbana 2” e “1° de Julho”), Raul Seixas (“Metrô Linha 743”), Arnaldo Antunes (“Socorro”), além de outros. Muitas músicas desse álbum fizeram sucesso nas rádios, caso de “Lanterna dos Afogados” de Herbert Vianna e das já citadas “ECT” e “1° De julho”, esta última composta por Renato Russo especialmente para ela. Nesse disco também está a belíssima versão de Cássia Eller para “Try a Little Tenderness”, conhecida com a banda “Three Dog Night”.

    CÁSSIA ELLER AO VIVO
    1996
    Por Anderson Nascimento




    O primeiro álbum ao vivo de Cássia foi gravado em um show conhecido como “Violões”. De formato minimalista, o disco traz uma coleção de canções já gravadas por Cássia em seus álbuns anteriores. No entanto, a canção “Nós”, gravada especialmente nesse disco, foi a música do álbum que mais fez sucesso. O CD foi relançado em 2010 juntamente com a apresentação em DVD que continuava inédita até então.

    VENENO ANTI MONOTONIA
    1997
    Por Anderson Nascimento




    Nesse álbum, Cássia adentra no repertório de Cazuza, dedicando todo o álbum a regravações do compositor. Entre quatorze faixas do disco, as que mais tocaram foram “Brasil”, “Blues da Piedade”, “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”, “Por Que a Gente É Assim?” e “Pro Dia Nascer Feliz”. A forma como Cássia impõe o seu estilo e vibração nas canções de Cazuza leva o ouvinte a, em alguns momentos, imaginar que as canções foram escritas para ela.

    MÚSICA URBANA
    1997
    Por Anderson Nascimento




    A primeira coletânea da cantora faz uma compilação dos sucessos de Cássia Eller e apresenta uma gravação inédita: “Admirável Gado Novo” de Zé Ramalho, na época a faixa foi bastante tocada nas rádios de todo o país.

    VENENO VIVO
    1998
    Por Anderson Nascimento




    Com o sucesso do álbum dedicado ao repertório de Cazuza e a turnê do mesmo, naturalmente veio o segundo disco ao vivo da cantora, apesar disso, o disco não traz somente canções compostas pelo Cazuza, incluindo, por exemplo, “Geração Coca-Cola” da Legião Urbana e “Todas as Mulheres do Mundo”, de Rita Lee.

    COM VOCÊ...MEU MUNDO FICARIA COMPLETO
    1999
    Por Anderson Nascimento

    Ler resenha completa


    Esse álbum foi outro grande sucesso de público e crítica de Cássia Eller. O disco contou com a direção musical de Nando Reis, que ecreveu vários dos hits desse disco, entre eles as canções “O Segundo Sol”, “O Meu Mundo Ficaria Completo” e “Infernal”. Mesmo com canções de tonalidades mais suaves, o disco ainda conta com Rocks do quilate de “Gatas Extraordinárias” e “Um Branco, Um Xis, Um Zero. Outro grande sucesso do álbum é a faixa “Palavras ao Vento”.

    CÁSSIA ROCK ELLER
    2000
    Por Anderson Nascimento




    Trata-se de uma compilação de faixas roqueira da cantora. Quando foi lançada, essa coletânea tinha a sua importância, já que trazia pela primeira vez as faixas “Smells Like Teen Spirit”, cover do Nirvana, e “Woman is The Nigger of The Word”, música de John Lennon, ambas gravadas ao vivo, além do medley “A Rainha da Noite / I Cant Get No (Satisfaction)” cantada com Edson Cordeiro.

    ACÚSTICO MTV
    2001
    Por Anderson Nascimento




    O terceiro álbum ao vivo de Cássia leva a famosa marca da MTV, e é considerado o auge artístico da cantora. Nele Cássia Eller interpreta canções que foram sucesso em sua carreira, além de gravar uma série de faixas pela primeira vez. Entre as inéditas estão a bonita canção francesa “Non, Je Ne Regrete Rien”, “Sgt. Peppers” dos Beatles, “Quando a Maré Encher” da Nação Zumbi e “Top Top” dos Mutantes. Para muitos, Cássia Eller é a responsável pela gravação do melhor disco da série Acústico até hoje.

    DEZ DE DEZEMBRO
    2002
    Por Anderson Nascimento




    Esse é o álbum póstumo de Cássia, lançado um ano após a sua morte. O disco apresenta sobras de estúdio e participações em projetos coletivos. O disco traz as participações de Zélia Duncan, Xis, Gilberto Gil, Nando Reis, Frejat, Bi Ribeiro e João Barone. A canção “No Recreio”, composição de Nando Reis, se tornou um grande sucesso após o lançamento do disco.

    PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
    2003
    Por Anderson Nascimento




    Esse álbum reúne as particicipações de Cássia Eller em álbuns de outros artsitas. É uma compilação importante, já que traz Cássia fazendo duetos com artistas como Luiz Melodia, Djavan, Herbert Vianna, Sandra de Sá, Rita Lee, Alcione, Noite Ilustrada, entre outros. Apesar do tempo, essa coletânea continua tendo a sua importância na discografia de Cássia por ter gravações que só aparecem nesse CD.

    ROCK IN RIO AO VIVO
    2006
    Por Anderson Nascimento




    Cássia fez um grande show no Rock in Rio 3, apesar de sua turnê na época ser do disco Acústico MTV, Cássia fez uma apresentação eletrizante, capaz de sacudir as quase duzentas mil pessoas presentes na Cidade do Rock naquele dia. Esse CD, que também foi lançado em DVD, traz a íntegra do show da cantora que teve como ponto alto a versão ao vivo de “Smells Like Teen Spirits” do Nirvana.

    RARIDADES
    2008
    Por Anderson Nascimento




    Aqui a coisa começa a ficar redundante, pois há uma bastante repetição de músicas que já haviam figuradas em outros lançamentos da cantora. Mas o mote do CD é válido, ou seja, compilar faixas avulsas que não estão em nenhum álbum de carreira da cantora. O CD vale por conter diversas faixas que só podem ser encontradas nesse disco de Cássia, casos de “Dora” “Toda Vez que Eu Digo Adeus”, “Saudade Fez Um Samba”, “Nasci Pra Chorar”, “Oriente”, “Bufo & Spallanzani: Dentro de Di” e “Golden Slumbers”.

    RELICÁRIO
    2011
    Por Anderson Nascimento

    Ler resenha completa


    Coletânea de faixas compostas por Nando Reis para Cássia Eller, além de incluir também canções que já haviam sido gravadas pelo ex-Titã, e que aqui ganharam versões na voz de Cássia. O disco traz três gravações novas, incluindo a música “Baby Love”, única música efetivamente inédita.

    CAIXA ELLER
    2011
    Por Anderson Nascimento




    Trata-se do primeiro Box de Cássia Eller. Ele contém nove CDs e um DVD, e seria totalmente dispensável para os fãs que certamente já possuem os discos da cantora, se não fosse a remasterização dos álbuns e o livreto com textos do jornalista Silvio Essinger, incluso na caixa. Fora isso, a coleção encaixotada aqui não traz nenhum atrativo, a não ser a bela obra de Cássia.

    O ESPÍRITO DO SOM VOL1 - SEGREDO
    2015
    Por Anderson Nascimento

    Ler resenha completa


    Quarto álbum póstumo da cantora, este disco traz gravações realizadas por Cássia em voz e violão no ano de 1983. No repertório, que entre outros agrega Beatles, Luiz Melodia e Roberto Carlos, é possível perceber doses de fúria e de sensibilidade, características que Cássia sempre soube equilibrar. Os destaques ficam por "Happiness Is A Warm Gun" e "For No One", ambas dos Beatles.



Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Discografias

Outras Resenhas