Discografia Comentada - Gov't Mule

GOV

GOV'T MULE

Asheville, North Carolina - Estados Unidos
Desde: 1994
Site oficial: http://www.mule.net/

Descrição do Artista
Gov't Mule é uma banda de southern rock/jam formada em 1994 pelo guitarrista Warren Haynes e o baixista Allen Woody, da Allmann Brothers Band, que juntaram-se a Matt Abts, baterista. A ideia inicial era apenas um projeto paralelo ao Allman Brothers que revivesse os famosos power-trios das décadas de 60 e 70. A primeira apresentação da banda aconteceu em maio de 1994 no The Palamino, Hollywood, com um repertório que mesclava composições próprias com alguns covers que ganhavam uma roupagem totalmente diferente, característica que a banda preserva até hoje. Outra característica do Gov’t Mule é praticamente não repetir os sets dos shows, sempre apresentando uma novidade. Talvez por isso eles permitam que seus shows sejam gravados e ainda reservam um espaço do seu site oficial para que os fãs façam trocas dessas gravações.

Esta discografia foi acessada 2404 vezes.


Álbuns
    GOVT MULE
    1995
    Por Valdir Junior

    Ler resenha completa


    A bombástica e excepcional estreia da banda com esse álbum, todo gravado ao vivo no estúdio, mostra que esse então “projeto paralelo” de Warren Haynes (guitarra/vocal) e Allen Woody (baixo), ambos na época tocando na “The Allman Brothers Band”, junto do baterista Matt Abts. Trazendo de volta a sonoridade clássica dos powers trios dos anos 60 e 70, a banda mostrou que tinha tudo para dar certo e prometia muito sons bons para o futuro. Foi durante a turnê de divulgação desse álbum que a banda passou pela única vez no Brasil em 1996 para tocar no extinto festival “Nescafé & Blues”. Destaque para: dobradinha de abertura "Grinnin' in Your Face" (Son House) e "Mother Earth; e para magnífica e catártica "Temporary Saint". Na verdade cada faixa desse CD é um destaque por si só.

    LIVE AT ROSELAND BALLROOM
    1996
    Por Valdir Junior




    Gravação do show do dia 31 de dezembro, da festa de passagem de ano de 1995/1996, realizada no Roseland Ballroom em Nova Iorque (shows esses de reveillon que acabariam sendo uma tradição na carreira da banda). Abrindo para a banda Blues Travelers o Govt Mule eclipsou a banda principal com seu som do alto e bombástico. Apesar de um set curto (há apenas seis longas faixas no CD), a banda fez uma de suas melhores performances, usando e abusando das improvisações e jams, e colocando uma pitada de jazz no meio de muito Blues e Rock, esse pode ser considerado um dos melhores discos ao vivos já lançados nesse planeta. Destaque para: "Trane"; "Temporary Saint"; "Kind of Bird" e para cover do Steppenwolf "Dont Step on the Grass, Sam".

    DOSE
    1998
    Por Valdir Junior




    Já tendo uma legião de fãs espalhados pelo mundo a fora, devido ao incansável ímpeto da banda de se manter na estrada, o Govt Mule lança seu aguardado segundo álbum. Aqui o entrosamento de Warren, Matt e Allen Woody é visível em cada nota tocada para eles nas músicas. Dando um pequeno passo a frente o Govt Mule começa a ir alem da estrutura de Blues e Rock do primeiro álbum e acrescenta elementos de Jazz, mas tudo com muito bom gosto, inteligência e PESO. O álbum também foi gravado ao vivo com pouquíssimos overdubs. Destaque para a faixa de abertura "Blind Man in the Dark" e "Thorazine Shuffle" assim como para linda balada "I Shall Return" e o cover bluesy para “She Said She Said” dos Beatles.

    LIVE... WITH A LITTLE HELP FROM OUR FRIENDS
    1999
    Por Valdir Junior




    Mais um disco ao vivo, gravado na festa de réveillon de Dezembro de 1998, aqui o Govt Mule da forma a como serão os próximos shows especiais que fará durante toda a carreira, músicos, amigos e convidados especiais (Marc Ford, ex-Black Crowes na guitarra; Chuck Leavell – piano; Derek Trucks – guitarra e Bernie Worrell – órgão), homenagens a lendas da música e muita improvisação. No palco, tanto Warren, Allen Woody e Matt Abts transcendem suas performances e mostram o tamanho da paixão que tem por tocar. Nesse álbum duplo, que mais tarde foi lançado numa edição deluxe com mais um CD, há uma mistura de repertório próprio com covers de bandas que fizeram a cabeça dos três músicos. Destaque para: "War Pigs" do Black Sabbath; "30 Days in the Hole" do Humble Pie; “Cortez the Killer” de Neil Young ; “Sad and Deep as You” do Traffic e "Soulshine" de Warren Haynes gravada anteriormente pelo Allman Brothers Band.

    LIFE BEFORE INSANITY
    2000
    Por Valdir Junior




    Neste terceiro álbum de estúdio, o Govt Mule avança mais um pouco, mostrando que dava para fazer southern rock, hard rock, blues rock com uma sonoridade atual, nova e moderna, sem perder as características e o respeito aos estilos. Depois de dois álbuns de estúdio gravados sem overdubs, o Govt Mule se deixa fazer uma exceção dessa vez, em pró de aumentar a qualidade das músicas e também a chegar o mais perto possível do som que eles tinha na cabeça. Ben Harper é o convidado especial, ele canta e toca lap steel na faixa "Lay Your Burden Down". Infelizmente um golpe do destino fez desse o ultimo álbum com Allen Woody no baixo, o músico foi encontrado morto seis meses depois que o álbum foi lançado. Destaque para: "Bad Little Doggie"; "Life Before Insanity"; "Fallen Down" e "If I Had Possession over Judgment Day" (Robert Johnson) faixa escondida após a ultima música e não creditada na álbum.

    THE DEEP END, VOL.1
    2001
    Por Valdir Junior




    Com a morte de um de seus fundadores, Warren e Matt chegaram a pensar em acabar com a banda, mas em memória ao amigo, resolveram chamar alguns dos heróis das quatro cordas que Woody tanto admirava para gravar algumas faixas para álbum em sua homenagem. O problema é que a lista de heróis de Woody era grande, e ficou maior ainda quando outros baixistas amigos ficaram sabendo e quiseram participar. A solução foi chamar todos e nos próximos dois anos o Govt Mule passou gravando uma faixa com cada baixista. Neste Vol.1 temos gente do calibre de: Jack Bruce (Cream); Oteil Burbridge (The Allman Brothers Band); Bootsy Collins; John Entwistle (The Who); Flea (Red Hot Chilli Peppers); Roger Glover (Deep Purple); Mike Gordon (Phish). Destaque para: "Fools Moon"; "Effigy" do Creedence Clearwater Revival; "Maybe Im a Leo" do Deep Purple; "Beautifully Broken" e "Sins a Good Mans Brother" do Grand Funk Railroad, com o próprio Allen Woody no baixo, numa de suas últimas gravações com a banda.

    THE DEEP END, VOL.2
    2002
    Por Valdir Junior




    Neste Volume 2 as homenagens a Woody continuam com a participação de: Jack Casady (Jefferson Airplane); Les Claypool (Primus); Billy Cox (Band of Gypsys); Phil Lesh (Grateful Dead); Tony Levin (King Crimson); Jason Newsted (ex-Metallica) e Chris Squire (Yes) entre outros. Destaque para: "Trying Not to Fall"; "World of Confusion" e "Catfish Blues".

    THE DEEPEST END, LIVE IN CONCERT
    2003
    Por Valdir Junior




    Para fechar com “chave de ouro” o projeto em homenagem a Allen Woody, o Govt Mule realizou no dia 3 de Maio de 2003, um show no The Saenger Theatre em New Orleans. De nada mais que seis horas de duração. Show esse que contou com a participação de alguns dos baixistas presentes nos Vol. 1 & 2 e mais um outro monte de amigos. Esse álbum triplo (2 CDs + 1DVD), é o primeiro a contar com Danny Louis (Orgão) como membro oficial da banda. Destaques: "Drivin Rain"; "32/20 Blues" (Robert Johnson); "Game Face" e no DVD a seqüência matadora com "Maybe Im a Leo"; "Voodoo Chile" (Jimi Hendrix); "Politician" (Cream); "Sweet Leaf" e "War Pigs" do Black Sabatth.

    DÉJÀ VOODOO
    2004
    Por Valdir Junior




    Primeiro álbum de estúdio com o novo baixista Andy Hess, o Govt Mule agora é um quarteto contando também com Danny Louis (teclados). Apesar do “sangue novo” na banda, o Govt Mule faz um de seus álbuns menos inspirados e até um tanto quanto cansado, mesmo assim encontramos boas canções como: "Bad Man Walking"; "Perfect Shelter" e "Slackjaw Jezebel".

    MO VOODOO
    2005
    Por Valdir Junior




    Um raro EP com cinco faixas gravadas durante intervalos da turnê do disco “Déjà Voodoo”, trás um Govt Mule tentando voltar ao eixo novamente. Destaque para: "Kings Highway"; "I Cant Be You" e "Ballerina" (Van Morrison).

    HIGH & MIGHTY
    2006
    Por Valdir Junior




    O Govt Mule volta a lançar um álbum como nos velhos tempos, muita energia, guitarras pesadas, bateria e baixo avassaladores e Warren cantando e compondo como se não houvesse amanhã. Da abertura com a bombástica "Mr. High & Mighty", passando pela quase gospel "Million Miles from Yesterday" e a zeppeliana "Brighter Days", o álbum um deleite só para quem curte uma banda inspirada fazendo o que sabe fazer de melhor, tocar muito. Destaque para as também ótimas: "Brand New Angel"; "Streamline Woman"; Child of the Earth" e "Like Flies".

    MIGHTY HIGH
    2007
    Por Valdir Junior




    Surpreendendo a todos o Govt Mule, lança um álbum inteiro de Reggae e Dub onde toca alguns clássicos do gênero e mais alguns covers e também novas músicas compostas por Warren. Apesar da estranheza o Govt Mule continua com sua pegada e o Reggae/Dub só deu um tempero a mais no cardápio da banda. O que podia ter sido “um tiro no pé” acabou resultando num bom álbum, e o som da banda ficou mais psicodélico e mais fácil de atingir a alma das pessoas. O álbum conta também com a participação das lendas do reggae Michael Franti, Toots Hibbert, e Willi Williams. Destaque para "Im a Ram"; "So Ram, So Strong" e a versão reggae de "Play with Fire" dos Stones.

    BY A THREAD
    2009
    Por Valdir Junior




    Com “By a Thread” o Govt Mule atinge um nível de precisão e qualidade, tanto nas canções quanto na produção, que faz desse um dos melhores álbuns da banda. Esse também é o primeiro a contar com o novo baixista Jorgen Carlsson. Aqui fica claro que a banda conseguiu alcançar a próxima fase que pretendia chegar após o lançamento do seu terceiro disco de estúdio ("Life Before Insanity” de 2000), mas que com a morte de Woody a banda teve que reencontrar esse caminho. O álbum abre com a excitante "Broke Down on the Brazos" que tem Billy Gibbons (ZZ Top) na guitarra como convidado especial e o desfile de ótima músicas não param, "Steppin Lightly"; "Railroad Boy", "Frozen Fear”; "Forevermore"; "Inside Outside Woman Blues #3” que o destaque acaba sendo para o álbum inteiro do começo ao fim!

    MULENNIUM
    2010
    Por Valdir Junior




    Para comemorar os quinze anos de carreira da banda, é lançado esse álbum triplo ao vivo com a gravação do show realizado na virada do milênio de 1999/2000 no Roxy Theatre em Atlanta e que traz a formação clássica da banda com o baixista Allen Woody e mais alguns amigos. Com destaque para o CD nº 2 onde a banda recebe o bluesmen Little Milton para destilar clássicos do Blues. No primeiro CD o Govt Mule apresenta algumas canções do então inédito "Life Before Insanity" e covers do The Who ("Were Not Gonna Take It") e Led Zeppelin ("Dazed and Confused”). Já o terceiro CD é a cereja do bolo com a banda tocando “Helter Skelter” dos Beatles, "I Shall Be Released" (Bob Dylan), "Sometimes Salvation" (Black Crowes). Simplesmente um dos melhores discos ao vivos já lançado até hoje. Realmente imperdível!

    SHOUT!
    2013
    Por Valdir Junior

    Ler resenha completa


    O Gov’t Mule lança mais um disco de estúdio, onde continua sua trajetória em trazer o melhor de suas composições e sons para o grande público. Muito Hard rock, Soul, Gospel, Blues e uma pitadinha malandra de Pop permeiam esse álbum. Uma novidade é o segundo disco encartado na embalagem, onde artistas como Ben Harper, Elvis Costello, Dr. John, Jim James, Grace Potter, Toots Hibbert, Glenn Hughes, Ty Taylor, Dave Matthews, Myles Kennedy e Steve Winwood, participam cantando e dando suas “caras” para as músicas apresentadas no primeiro disco, só que com o Gov’t Mule servindo como banda de apoio. Destaque para "Whisper In Your Soul"; "Funny Little Tragedy";When The World Gets Small"; "Forsaken Savior"; "Done Got Wise".

    STONED SIDE OF THE MULE VOL.1
    2014
    Por Valdir Junior




    EP ao vivo e de número limitado lançado apenas em vinil especialmente para a Black Friday nos USA. Aqui é apresentado parte de um show realizado em 2009 no Tower Theater em Pennsylvania, onde o Govt Mule fez uma série de covers de várias bandas, aqui são apresentadas sete musicas dos Rolling Stones: "Under My Thumb", "Monkey Man", "DooDooDooDooDoo (Heartbreaker)", "Paint it Black", "Angie", "Ventilator Blues", "Shattered".

    DARK SIDE OF THE MULE
    2014
    Por Valdir Junior




    Para comemorar as 20 anos da banda, o Govt Mule anuncia uma série de lançamentos especiais para celebrar a data. Começando com “Dark Side of The Mule”, gravação ao vivo de um show de 2008 realizado no Orpheum Theatre em Boston, onde a banda tocou um set inteiro com clássicos do Pink Floyd como “One Of These Days”; “Fearless”; “Shine On You Crazy Diamond, Pts 1.6 & 9”; “Have A Cigar”; “Breathe (In The Air)”; “Time”; “Money”; “Comfortably Numb” e “Wish You Were Here”, entre alguns sons próprios. A Deluxe Edition desse álbum (vendida somente no site da banda) traz o show completo mais um DVD, já a versão Standart traz apenas as músicas do Pink Floyd.



Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





LOJALOUCOSPORMUSICA - camisetas, miniaturas, chaveiros

Acesse: https://www.loucospormusica.com/

Outras Discografias

Outras Resenhas