Discografia Comentada - Cream

CREAM title=

CREAM

Londres - Inglaterra
Desde: 1966
Site oficial: http://www.cream2005.com/

Descrição do Artista
Power trio formado pelo guitarrista Eric Clapton, pelo baixista Jack Bruce e pelo baterista Ginger Baker. O seu som é um híbrido de blues, hard rock e rock psicodélico, combinando a técnica apurada de Clapton na guitarra com a poderosa voz e intenso baixo de Jack Bruce e a influência de jazz do baterista Ginger Baker.

Esta discografia foi acessada 4804 vezes.


Álbuns
    FRESH CREAM
    1966
    Por Lucas Vieira




    O grupo já se destaca no primeiro álbum. Totalmente enraizado no blues, o trio faz algumas regravações de clássicos do estilo, além de trazerem notáveis composições de Jack Bruce e "Toad" do Ginger Baker, um dos primeiros solos de bateria numa gravação de rock.

    DISRAELI GEARS
    1967
    Por Lucas Vieira




    A mistura do blues com o rock psicodélico aumenta e consolida o sucesso do trio. Gravado no Estados Unidos sob a produção do futuro baixista do Mountain Felix Pappalardi - que a partir daí produziria todos os álbuns da banda, Disraeli Gears aparece com sua clássica capa trazendo um dos maiores hits da carreira do grupo, "Sunshine of Your Love", além de inovações como o efeito de wah na guitarra.

    WHEELS OF FIRE
    1968
    Por Lucas Vieira




    O terceiro álbum do grupo vem em formato duplo, sendo o primeiro disco a gravação de estúdio e o segundo fragmentos de apresentações ao vivo em lugares como o Fillmore East e o Winterland Ballroom. A banda aparece mais segura e amadurecida, com grandes composições como "White Room" e "Politician", além de trazerem, como no primeiro álbum, versões de grandes blues como "Born Under a Bad Sign". O disco ao vivo traz quatro músicas em passagens longas, característica fundamental das apresentações do grupo.

    GOODBYE CREAM
    1969
    Por Lucas Vieira




    Após muitas divergências, o Cream decide que é a hora de cada um seguir seu caminho. Em 1968, um ano conturbado para o grupo, são induzidos a fazer um álbum de despedida. Em Goodbye Cream, foi feita uma compilação de gravações ao vivo da turnê de despedida com três novas músicas - com destaque para Badge, parceria de Clapton com George Harrison, que grava a guitarra base. Na versão em cd, ainda foi lançada a música "Anyone for Tennis", lançada anteriormente em um single.

    LIVE CREAM VOL.1
    1970
    Por Lucas Vieira




    Um ano após a dissolução do grupo, sai o primeiro volume de Live Cream. O disco traz uma compilação de performaces ao vivo da banda, com um repertório mais blues e as músicas com as tradicionais "esticadas", que vinham das experiências com improvisos feitos pelo grupo no palco. Além de quatro músicas ao vivo, o álbum traz a gravação de "Lawdy Mama", com uma progressão melódica muito parecida com a de "Strange Brew".

    LIVE CREAM VOL.2
    1972
    Por Lucas Vieira




    O segundo volume de Live Cream sai dois anos após o volume um. Nesse disco - também de compilações - aparece um repertório mais clássico, contando com os grandes sucessos. Curiosamente nesse volume não aparecem versões muito grandes das músicas, além de "Steppin Out", as músicas ultrapassam pouco tempo de sua duração original.

    BBC SESSIONS
    2003
    Por Lucas Vieira




    Esse lançamento com certeza encheu os olhos dos fãs do Cream na época, que ficaram um bom tempo sem um lançamento da banda. O disco traz os melhores momentos de sete das oito apresentações da banda nos estúdios da BBC, além de quatro partes de entrevistas com o guitarrista Eric Clapton.

    LIVE AT ROYAL ALBERT HALL
    2005
    Por Lucas Vieira




    Após quase 40 anos separados, o Cream retorna para fazer uma série de concertos no Royal Albert Hall, onde brilharam nos anos 60. Um dos propósitos dessa reunião foi ajudar o baterista Ginger Baker, que passava pro problemas financeiros. Tanto o DVD quanto o CD são espetaculares, após todo esse tempo, os músicos ainda conseguem ter uma grande sincronia e fazer um show histórico. Destaque para "Badge", parceria de Clapton e Harrison que nunca tinha sido executada ao vivo antes pela banda.



Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Discografias

Outras Resenhas