Resenha do Cd A Voz Da Mulher Na Obra De Guilherme Arantes / Vários

A VOZ DA MULHER NA OBRA DE GUILHERME ARANTES title=

A VOZ DA MULHER NA OBRA DE GUILHERME ARANTES
VÁRIOS
2012

JOIA MODERNA
Por Anderson Nascimento

Idealizada pelo DJ Zé Pedro, a gravadora Joia Moderna traz essencialmente álbuns de cantoras dos mais diversos segmentos musicais, em diversas oportunidades trazendo álbuns raros e interessantíssimos. Nesse novo lançamento, a obra do cantor Guilherme Arantes é relida por vinte cantoras de nossa MPB, com resultado beirando o sensacional.

Já na abertura temos a cantora Zizi Possi dando aula de sentimentalismo em “Meu Mundo e Nada Mais”, a sequência é untada com o talento e a ternura de Cida Moreira, em uma das melhores gravações do disco, “Brincar de Viver”, onde a cantora faz uma versão completamente intimista da faixa. Outra gravação que está no topo entre as melhores faixas desse álbum é “Loucas Horas”, com a Verônica Sabino em uma interpretação segura e deliciosa.

Cantoras cascudas como Fafá de Belém, Leila Pinheiro, Maria Alcina e Ângela Ro Rô, também estão no CD. No caso da Fafá, ela dá tons homéricos ao clássico “Planeta Água”, já Maria Alcina brinca e mostra o seu talento na suingada “Aprendendo a Jogar”, enquanto Leila Pinheiro apresenta a bonita canção “Despertar do Amor”.

A ala de novos talentos da MPB está representada com o minimalismo da cantora Tiê cantando “Pedacinhos”, enquanto Silvia Machete defende a popzona “Cheia de Charme”, ambas as cantoras são os destaques entre outros jovens talentos presentes entre as vinte canções.

Os arranjos também agradam e, em vários momentos, eles vão além do que propõem as gravações originais, o que é fundamental em obras de releituras, casos de canções como “Cuide-se Bem”, com Vanessa da Mata, e “Águas Passadas”, com a cantora Mariana Aydar. A menção honrosa nesse quesito vai para a cantora Marya Bravo com a elétrica e alternativa “Vivendo Com Medo”.

Esse tipo de songbook temático, nesse caso urdido por cantoras que dão as suas versões para canções conhecidas (e outras nem tanto) desse grande músico e compositor, é uma homenagem justa e que faz valer cada minuto de audição do CD.

Resenha Publicada em 05/07/2012





Esta resenha foi lida 1188 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas