Resenha do Cd Michael / Vários

MICHAEL title=

MICHAEL
VÁRIOS
2010

DISCOBERTAS
Por Anderson Nascimento

Idealizado por Guto Ribeiro e dirigido pelo pesquisador e produtor Marcelo Fróes, diretor do selo Discobertas, pelo qual o CD está sendo lançado, “Michael – Um Tributo Brasileiro a Michael Jackson”, traz um punhado de clássicos de Michael Jackson interpretados por uma azeitada safra de novos talentos de nossa música.

Entre os artistas que dão a sua particular interpretação para os clássicos do Rei do Pop, estão nomes que vêm sendo ventilados entre projetos e coletâneas, além de suas próprias produções originais, como a banda “Filhos da Judith”, moçada que acompanha o “Tremendão” Erasmo Carlos, as bandas “Fuzzcas” e “Amplexos”, conhecidas no meio alternativo carioca, além do já consagrado Rodrigo Santos, integrante do Barão Vermelho que possui uma interessantíssima carreira solo.

Um fato interessante sobre esse CD é que, na maioria das versões, os artistas fogem dos arranjos originais, proporcionando um curioso contraste entre a versão feita pelo artista e a forma pela qual a mesma foi concebida por Michael Jackson.

Nessa linha está “Blame It On The Boogie”, canção ainda da época do grupo “The Jacksons”, em uma versão recheada de swing, feita por Jorge Ailton, capaz de fazer todo mundo se levantar do sofá e dançar. Também seguindo esse conceito, alguns artistas passeiam por momentos que beiram o ápice do alternativo, caso de “Dont Stop Til You Get Enough” com Moobwa, ou que abusam da perfeição, casos de “Rock With You” feita pela banda Eletro, “The Way You Make me Feel” com a banda Fuzzcas ou ainda “Wanna Be Startin Something”, pilotada pelos Filhos da Judith.

O Pop Rock construído em “The Girl is Mine” pela dupla formada por Márcio Biaso e Apoena também é um destaque a parte do álbum, muito pelo fato de eles fazerem da canção originalmente gravada em dupla com Paul McCartney, uma espécie de épico pop. Ainda da safra da dupla Michael & Paul está “The Man”, originalmente encravada no álbum “Pipes of Peace” de Paul McCartney, e que aqui ganha de Rodrigo Santos um ar ao mesmo tempo roqueiro e suave.

Já a cantora Jehane tratou de descobrir uma sutileza escondida por trás da letra de “Black Or White”, tornando a canção mais lenta, o que acaba levando o ouvinte a refletir sobre a letra da canção. O mesmo ocorre com tenra versão do clássico “Ben”, aqui entoado pelas cantoras Twiggy e Lucinha Turnbull, sem esquecer de pôr nesse contexto “One Day In Your Life”, com emocionante interpretação da jovem cantora gaucha Hevelyn Costa.

“Michel” é o primeiro tributo nacional dedicado ao artista, e consegue cumprir as expectativas ao ser repleto de inventividade e por transbordar o fator surpresa que Michael Jackson tanto prezava, o que dá ao ouvinte do CD uma boa oportunidade de ouvir e observar as velhas canções do artistas sob um ponto de vista diferente.

Resenha Publicada em 30/11/2010





Esta resenha foi lida 1030 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas