Resenha do Cd Mrs. Lennon / Vários

MRS. LENNON title=

MRS. LENNON
VÁRIOS
2010


Por Anderson Nascimento

Se te perguntarem rapidamente qual foi o casal pop mais importante da história, o que você responderia? Sem titubear, tenho certeza que o nome de John & Yoko seria barbada. Preconceitos a parte, principalmente por parte dos beatlemaníacos mais fervorosos, Yoko Ono tem uma longa carreira como cantora, boa parte dela, é verdade, desconhecida do grande público.

Certamente as canções mais conhecidas da japonesa, são aquelas que figuram nos álbuns “Some Time in New York City”, “Double Fantasy” e “Milk and Honey”, álbuns de John Lennon que possuem repertório dividido com a sua esposa.

O disco “Mrs.Lennon”, um tributo ao próprio John, que incentivava e fazia questão de que sua esposa cantasse e estivesse junto dele até mesmo em seus álbuns, é um corajoso, audacioso e singular projeto viabilizado pelo produtor Marcelo Fróes através de seu selo Discobertas, gravado à boca pequena por cantoras e bandas brasileiras com vocais femininos, e que agora chega às lojas em um momento oportuno, o dia dos namorados.

Diferentemente do que naturalmente acontece com as homenagens a John Lennon, seja por seu aniversário de nascimento ou morte, ambos em datas redondas, este disco vem em um momento diferente, e como o próprio idealizador do álbum diz, John Lennon ficaria muito feliz com o resultado desse trabalho, ao finalmente ter uma homenagem dessas, pois como ele mesmo costumava dizer, “John e Yoko somos uma só pessoa”.

De acordo com o release desse álbum, a viúva de Lennon gostou muito do trabalho, principalmente pelo fato de cada canção ser interpretada por uma artista diferente, e pela brasilidade das versões das músicas.

Essa brasilidade citada pela Yoko pode ser conferida, entre outras, na interpretação de Hevelyn Costa em “Who Has Seen The Wind”, em faixa que se aproxima da Bossa Nova, ou ainda na versão de Kátia B pata “Walking On a Thin Ice”, canção finalizada por John exatamente no dia de seu assassinato no fatídico 08 de dezembro de 1980.

“Listen To Snow Is Falling”, canção que figura no lado b de “Happy Xmas”, single de John & Yoko, frequentemente relançado a cada fim de ano, ganha uma versão da banda Ampsilina mais “cheia” e mais pop que a original, em um dos grandes momentos desse álbum.

Enquanto que a banda “Fuzzcas” faz uma bela versão roqueira de “Midsummer New York”, o duo “Tetine” opta por uma versão mais alternativa da canção “Why”, originalmente lado b do compacto “Mother”, que com inserções de gemidos trêmulos estende a faixa por mais de seis minutos.

A banda “Doidivinas”, completamente formada por mulheres, faz uma bela versão roqueira de “Sisters O Sisters”, canção do maravilhoso “Sometime in New York City”, disco político de John e Yoko, onde até as músicas de Yoko são elogiadas pelos beatlemanícos mais xiitas. É sério!

A grande cantora Silvia Machete, ícone atual da cena indie, faz uma bela e empolgante versão de “Yangyang”, amparada por um instrumental à altura das possibilidades permitidas pela canção original, incluindo ai um riff recursivo e igualmente bacana.

“Yes Im Your Angel” com Mathilda Kóvak, também ficou muito legal, já que manteve o inusitado formato cabaret da canção original, sendo mais um dos muitos destaques do álbum.

Outro ponto importante no CD são as acertadas escolhas das canções para determinadas artistas. No caso de “Dont Be Scared”, por exemplo, a voz e a interpretação de Isabella Taviani são perfeitas para a canção, assim como a promissora cantora Luen, na música “Moving On”, que ganha pesada versão da música que é uma resposta de Yoko para a canção “Im Losing You” de John Lennon. Nessa linha também está “Goodbye Sadness” com interpretação de Zélian Duncan, em uma faixa que parece ter saída de algum lugar da discografia da cantora brasileira.

O fato de o referido disco ter viajado até Nova Iorque, e depois Japão, ganhando a aprovação da própria Yoko, só corrobora a importância deste trabalho genuinamente brasileiro, mostrando que grandes trabalhos como esse podem surgir a partir de idéias inexplicáveis e, no fim das contas, vemos um projeto se materializar que acaba divulgando o trabalho de nossas cantoras, a pouco popular obra de Yoko Ono e, sobretudo, homenageia o nosso sempre querido e inesquecível John Lennon.

Resenha Publicada em 03/06/2010





Esta resenha foi lida 1033 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





LOJALOUCOSPORMUSICA - camisetas, miniaturas, chaveiros

Acesse: https://www.loucospormusica.com/

Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas