Resenha do Cd Paul Mccartney Letra & Música / Vários

PAUL MCCARTNEY LETRA & MÚSICA title=

PAUL MCCARTNEY LETRA & MÚSICA
VÁRIOS
2011

DISCOBERTAS
Por Anderson Nascimento

Em 2008 a coleção “Letra & Música” ganhou um volume dedicado a Paul McCartney, o que se tornou um pleno sucesso de vendas, três anos depois, o título acaba de voltar ao mercado fonográfico com novo projeto gráfico, mais vivo, incluindo algo que julgo fundamental em projetos desse tipo: trazer a ilustração da capa do álbum de onde a música aparece originalmente, algo que este relançamento de “Letra & Música” cuidou com perfeição.

O projeto trata de um antigo sonho de Macca, que é ter grandes cantoras interpretando a sua obra. Baseado nessa idéia, o pesquisador Marcelo Fróes tratou de compilar alguns fonogramas já existentes de algumas de nossas grandes cantoras brasileiras e recrutar outras para a gravação de novas releituras especialmente para o projeto.

Dessa forma, estão entre as versões não inéditas canções como “And I Love Him”, extraída do “Build Up”, primeiro álbum de Rita Lee à época ainda nos Mutantes, “Viver e Reviver”, versão brazuca de fausto Nilo para o “Here There and Everywhere”, pinçada do álbum “Lua de Mel Como o Diabo Gosta”, lançado em 1987 pela maravilhosa Gal Costa e “Eleanor Rigby”, extraída do álbum de estreia da saudosa Cássia Eller.

Falando em versões em português, “Como Eu Sei”, é uma curiosa versão de Verônica Sabino para “Only Love Remains”, lançada no disco da cantora apenas um ano após Paul McCartney gravá-la em seu álbum “Press To Play”. O mesmo ocorre com “A Certain Softness”, tesouro incrustado no álbum “Chaos and Creation in The Backyard”, lançado por Macca em 2005, e vertido por César Lemos em 2006 para um álbum ao vivo da cantora Daniela Mercury.

A sutileza da voz de Leila Pinheiro também dá as caras em uma versão minimalista do clássico “My Love”, que nessa releitura ganha apenas piano e acordeom, o que afasta a canção de ser apenas uma simples releitura, dando à música de Paul um sotaque genuinamente brasileiro.

Entre as músicas gravadas especialmente para o projeto está a belíssima versão da obscura “Suicide”, interpretada aqui pela cantora Twiggy e, em meio a várias regravações de bom gosto, destaca-se também a tenra versão de “I Am Your Singer”, defendida pela cantora Hevelyn Costa, e a pop “Girlfriend”, interpretada pela cantora Liah.

“Letra & Música” funciona bem por vários motivos. Em primeiro lugar vai agradar àqueles que são vidrados em versões e songbooks, dessa forma, eis aqui mais um. Agradará também pelo fato de buscar canções de Paul em álbuns já ermos de cantoras brasileiras como Verônica Sabino, Amelinha, Rosa Maria e Cida Moreira.

A azeitada mescla de novos talentos, com divas de nossa música, ora cantando a letra original em inglês, ora em versões em português faz desse projeto um interessante exercício de reconhecimento da obra de Paul nas vozes femininas da música verde e amarela.

Resenha Publicada em 25/05/2011





Esta resenha foi lida 1469 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas