Discografia Comentada - Nirvana

NIRVANA title=

NIRVANA

Aberdeen, Washington - Estados Unidos
Desde: 1986
Site oficial:

Descrição do Artista
Banda que redefiniu o Rock no início dos anos noventa, em um estilo chamado de Grunge. Entrou para a história do Rock lançando discos clássicos como o "Nevermind".

Esta discografia foi acessada 2824 vezes.


Álbuns
    BLEACH
    1989
    Por Rafael Correa




    O primeiro registro de estúdio do Nirvana se alicerçou em meio a brasa e certo desespero. Pesado desde o início, “Bleach” proporciona ao ouvinte uma correta visão do que o grupo passava naquele determinado momento: o árduo amadurecimento musical show a show em ambientes caóticos. É um trabalho maduro, mas sem a notoriedade e criatividade percebida nos demais álbuns.

    NEVERMIND
    1991
    Por Rafael Correa

    Ler resenha completa


    Diversos adjetivos recaem perfeitamente sobre “Nevermind”. Não se trata apenas do melhor “segundo disco” que uma banda já fez na história do rock n roll, mas é de fato o trabalho mais emblemático da última década do século XX. Ainda hoje, não houve um disco capaz de desencadear a gama de efeitos liberta por este álbum. É, ainda que involuntariamente, genial.

    INCESTICIDE
    1992
    Por Rafael Correa




    Após o abalo sísmico provido por “Nevermind”, que deixou para trás álbuns de Michael Jackson, Guns n Roses, Metallica e Van Halen, “Incesticide” teve um lançamento forçado para suprir a ânsia comercial da Geffen Records. Composto com incríveis “sobras” de estúdio (sempre presentes em shows), destacam-se “Dive”, “Sliver” e “Aneurysm”, que demonstram o Nirvana em seu estado bruto.

    IN UTERO
    1993
    Por Rafael Correa




    Este é, por certo, o registro mais criativo do grupo. Em 1993, Kurt passava por tortuosos momentos que culminariam com seu suicídio 7 meses após o lançamento do disco. Todas as letras presentes neste álbum são desabafos sinceros de Cobain, projetadas com forte e densa sonoridade. Este é o trabalho de inéditas que sucedeu o monstruoso “Nevermind” e, apesar de ter vendido menos que o álbum antecessor, “In Utero" é o registro mais fértil do Nirvana.

    UNPLUGGED IN NEW YORK
    1994
    Por Rafael Correa




    Lançado 7 meses após a morte de Cobain, “Unplugged...” capta todo o peso que projetava-se sobre Kurt, que já contava com a saúde seriamente debilitada e agravada com o vício em heroína. Afora o lado emocional, este disco é construído em sólidos pilares musicais que, apesar de simples, apresentam o Nirvana em seu viés mais silente. É, de fato, a epifania e despedida de Kurt, como se o suspiro final visto em “Where Did You Sleep Last Night” fosse, também, o seu último.

    FROM THE MUDDY BANKS OF THE WISHKAH
    1996
    Por Rafael Correa




    Respondendo aos anseios que clamavam por um álbum ao vivo, Novoselic e Grohl vasculharam nos arquivos da banda os registros dos shows mais emblemáticos da banda, de 1989 a 1994. Trata-se de uma audição interessante, tanto que algumas canções (como “Polly”) apresentam uma versão de letra diferente da registrada em estúdio.

    NIRVANA
    2002
    Por Rafael Correa




    Em outubro de 2002, depois de um vultuoso embate jurídico entre Courtney Love e Dave Grohl, foi lançada a primeira coletânea do Nirvana contendo material inédito: a faixa “You Know You re Right”, cuja densidade chega a eriçar os pêlos da nuca. Além de um item interessante de colecionador, este disco proporciona ao ouvinte uma forma de saciar a saudade da banda.

    WITH THE LIGHTS OUT
    2004
    Por Rafael Correa




    Este box é, provavelmente, o registro mais completo do Nirvana. Composta por 3 cds (que trazem raridades incríveis, como demos e gravações caseiras dos primórdios da banda), a coletânea ainda brinda-nos com um DVD que, além de apresentações ao vivo, traz também jams sessions e ensaios, uma inclusive realizada do Brasil, quando da vinda do grupo para cá.

    SLIVER: THE BEST OF THE BOX
    2005
    Por Rafael Correa




    Esta nova coletânea é um apanhado das melhores faixas de “With The Lights Out”. Por ser um registro mais compacto e conciso, permite ao ouvinte navegar pelos primórdios da banda de modo mais objetivo. Destaque para a versão punk de “Do You Love Me”, do KISS, presente nesta compilação.

    LIVE AT THE READING
    2009
    Por Rafael Correa




    Lançado simultaneamente em formato CD e DVD, “Live at Reading” apresenta um dos melhores desempenhos on stage do Nirvana. Gravado durante a edição de 30 de agosto de 1992 do festival inglês, este álbum é o registro da banda no auge da popularidade, consequência do lançamento de “Nevermind”.



Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





LOJALOUCOSPORMUSICA - camisetas, miniaturas, chaveiros

Acesse: https://www.loucospormusica.com/

Outras Discografias

Outras Resenhas